Jornal de Campinas

Cirurgia plástica pós procedimento bariátrico

Cirurgia plática bariátrica para retirada do excesso de pele após emegracimento é importante

Doctors in surgical hospital suits performing cosmetic surgery in operating room. Medical team wearing protective face masks, sterile gloves and medical caps. Concept of medicine and plastic surgery.

A Dra. Tatiana Moura, Cirurgiã Plástica do Hospital Albert Sabin de SP, explica sobre a necessidade de correções estéticas e reparadoras após as cirurgias bariátricas . Um dos métodos mais eficazes para o tratamento de obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica. Contudo, alguns pacientes se sentem muito incomodados com o excesso de pele após emagrecer e opta pela cirurgia plástica.

Além desse desconforto, muitas vezes a cirurgia plástica é uma indicação clínica e, obviamente, o paciente deve estar com as condições de saúde necessárias para a realização do procedimento.

Várias são as cirurgias reparadoras pós-bariátrica. “As principais são a abdominoplastia, a mamoplastia, a braquioplastia, que consiste na redução da pele dos braços, e a cruroplastia, na região das coxas”, explica a Dra. Tatiana Moura, Cirurgiã Plástica do Hospital Albert Sabin (HAS). Um pouco mais raro, há também a torsoplastia, que é a retirada de pele das costas.

A cirurgia plástica pós-bariátrica deve ser realizada somente após o paciente atingir a meta de emagrecimento e com a liberação do cirurgião bariátrico, além da constatação da normalidade nos exames clínicos que antecedem toda cirurgia.

Leia também: Reposição hormonal traz benefícios para homens e mulheres

Normalmente, a indicação para o procedimento é em torno dos seis meses em que a pessoa já estiver com o peso estável, no mínimo. Esse prazo colabora com menor sangramento durante a cirurgia e, consequentemente, a recuperação será mais célere.

“Comparativamente, o que fazemos é o ajuste de uma roupa que está larga. Retiramos aquela pele que está sobrando para um maior conforto, de acordo com cada paciente. O procedimento, como todos os outros invasivos, deixa cicatrizes, porém, a pessoa faz uma “troca”, ou seja, a flacidez pelas marcas”, diz a Dra. Tatiana.

Entretanto, com as mais modernas técnicas e planejamento personalizado para cada cirurgia, tais cicatrizes podem ser reduzidas e/ou “escondidas” ao máximo.

O Hospital Albert Sabin, referência na zona oeste de São Paulo, dispõe de um centro cirúrgico com equipamentos de última geração e conta com os mais experientes e renomados médicos especialistas para procedimentos plásticos e outros.

“O paciente, ao realizar a cirurgia bariátrica busca também a melhora da autoestima e, nesses casos, a cirurgia plástica após esse procedimento colabora em muito para essa finalidade, além, claro, da boa manutenção da saúde”, finaliza a médica do HAS.

Escute a Dra: https://www.youtube.com/watch?v=As6xr6HpF-4  

Read Previous

Campinas tem 65,63% dos leitos para Covid ocupados

Read Next

Prorrogadas até 28 de outubro as inscrições para curso gratuito em parceria com o Google Cloud

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *