Jornal de Campinas

Alerta severo de baixa umidade do ar da Defesa Civil chega a 511 municípios de SP

Alerta da Defesa Civil Divulgacao

Alerta da Defesa Civil_Divulgação

66 / 100 Pontuação de SEO

Alerta severo

Monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados via Cell Broadcast caso a situação persista

 

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu, por meio do sistema Cell Broadcast, nesta quinta-feira, (11), um novo alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices até abaixo de 12% e temperaturas acima de 35°C.  Desta vez, moradores de 511 municípios de 11 regiões receberam a notificação em função da situação de emergência devido às condições climáticas registradas nesta semana.

O alerta foi principalmente para a população cuidar da hidratação (beber água) e evitar colocar fogo em qualquer área, sob o risco alto de queimadas.

O número de municípios que recebeu notificação é recorde entre os quatro alertas já enviados, o que evidencia que este é o período mais crítico até agora. Receberam alertas municípios das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca.

 

Riscos para a saúde

 

A baixa umidade potencializa os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. A Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água, evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas.

O monitoramento das condições climáticas permanece em tempo real, e novos alertas poderão ser enviados caso a situação persista.

Read Previous

Prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo

Read Next

CPFL Energia encerra hoje as inscrições para 100 vagas de estágio 2026