Jornal de Campinas

Alunos realizam a entrada solene pelo Portão da EsPCEx

Tradicional passagem pelo portão da EsPCEx

Alunos realizam a entrada solene pelo Portão da EsPCEx


Jovens adentram pelo Portão da EsPCEx em busca de seus sonhos

FOTOS NESTE CANAL: JORNAL DO CASTELO (Texto: Comunicação EsPCEx- Fotos: (Texto: Comunicação EsPCEx – Fotos: Eduardo Rodrigues, Sd Bernardino, Sd Abner, Beka’s Design Formaturas Militares e Caserna Filmes.))

No dia 19 de fevereiro, ocorreu a entrada solene dos Novos Alunos pelo Portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Após muito estudo e a aprovação em um dos concursos mais concorridos do País, os alunos matriculados na Escola “Onde Tudo Começa” (lema da EsPCEx) deram mais um importante passo para alcançar o objetivo de se tornarem Oficiais Combatentes de Carreira do Exército Brasileiro. Adentraram pelo Portão da EsPCEx, 433 Alunos, sendo 394 do sexo masculino e 39 do sexo feminino. Praticamente todos os Estados da Federação tiveram representantes aprovados.
Abertura dos Portões
Tradicionalmente, o Aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx juntamente com o Comandante da Escola. Desta vez, foi o Aluno Felipe Oliveira de Alencar, de 17 anos. Os candidatos, um a um, entraram encolunados pelo portão desse Estabelecimento de Ensino em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal).
Nessa tradicional solenidade, os Alunos, ainda em trajes civis ou com uniformes militares e dos Colégios Militares de origem, entraram na Escola individualmente, simbolizando um ato voluntário de eterno compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, ética e raízes históricas, incluindo o respeito à hierarquia e à disciplina. Significou o início de uma carreira dedicada exclusivamente ao cumprimento do dever e à Pátria.
Após a entrada pelo portão, a turma realizou sua primeira formatura com o uniforme camuflado, na Praça Cidade de Campinas ― EsPCEx. O Comandante Militar do Sudeste, o Sr Gen Ex Tomás, presidiu a cerimônia, acompanhado por autoridades militares e civis. Prestigiaram também as atividades do dia, familiares e amigos dos Alunos. Na ocasião, cada aluno recebeu, de seu padrinho ou madrinha, a boina azul-ferrete, utilizada pelos alunos das escolas de formação do Exército. Momento de muito orgulho para os familiares, por verem os jovens superando muitas dificuldades e alcançando um sonho.
Emoção marca a cerimônia
Após muito esforço, horas e mais horas de estudo e preparação física, chegou o tão sonhado dia. Pais, familiares e amigos se emocionaram juntamente com os Novos Alunos ao entregarem a tão sonhada boina azul ferrete, símbolo dos Alunos do Exército Brasileiro.
Conversamos com a Aluna Jordana, que contou um pouco da sua trajetória para nós. “Sou a Aluna Jordana, e hoje realizo meu sonho de entrar pelo Portão das Armas da EsPCEx e me tornar Aluna da EsPCEx. Até concretizar esse sonho, percorri um longo caminho pois esta é a terceira vez que me apresento para a realização da segunda etapa do concurso de admissão, pois nos concursos de 2019 e 2020 estava na situação de majorada. Permaneci até o último dia da adaptação mas, infelizmente, não consegui a vaga. Apesar da tristeza e frustração, me mantive firme no meu objetivo, voltei para casa resignada e continuei estudando. Finalmente, depois de anos de estudo diário, dedicação e paciência, consegui lograr êxito e iniciei minha tão sonhada vida como militar.”
Conversamos também com o Aluno Giehl, 1º colocado do Concurso de Admissão. “Sou o Aluno Giehl, estou com 17 anos e fui aprovado no concurso da EsPCEx 2022. Juntamente com os demais candidatos, apresentei-me à escola no dia 25 de janeiro e, no momento, estamos realizando nosso sonho de adentar os Portões da EsPCEx. Durante a preparação para o exame intelectual, conciliei os estudos com o meu trabalho (servente de pedreiro no interior do Rio Grande do Sul) e atribuições do ensino médio. Graças a Deus, toda a dedicação foi recompensada com o bom resultado no concurso de admissão”.
A trajetória
Os Alunos iniciaram a segunda fase do concurso de admissão no dia 25 de janeiro, quando se apresentaram para a realização da Inspeção de Saúde, do Exame de Aptidão Física e do Exame de Avaliação Psicológica. Os aprovados nessas etapas eliminatórias foram matriculados para o ano letivo de 2022, que se iniciou com as palavras de boas-vindas, transmitidas pelo Comandante da EsPCEx, o Coronel Mathias.
Ao concluir o ano letivo, os Alunos da EsPCEx prosseguem no Curso na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ― Resende-RJ, onde continuarão a sua formação militar por mais quatro anos, quando serão declarados Aspirantes-a-Oficial do Exército.
Para o ano de 2022, foram oferecidas 440 vagas ― 400 para Alunos do sexo masculino e 40 para Alunos do sexo feminino.
Restrições impostas pela pandemia do COVID-19
Devido às restrições impostas pela emergência de saúde da COVID-19, o público do evento foi restrito. Todos os convidados passaram por triagem e seguiram as restrições sanitárias impostas.

Read Previous

Casa Hacker abre inscrições para formação gratuita em tecnologia para meninas de Sumaré

Read Next

‘Semana E’ de vacinação inicia em escola estadual de Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *