Jornal de Campinas

Apagão de computadores nesta sexta-feira afeta diversos segmentos

Computador é usado para pagamento e outras funções/Divulgação

Apagão de computadores

A sexta-feira, 19 de julho, começou com um apagão de computadores e afetou vários setores, incluindo o aeroportuário, serviços bancários, redes de TV e de saúde por todo o mundo. Várias empresas foram impactadas por uma falha na atualização do sistema de uma grande empresa de software de segurança de proteção de endpoint (estações), que atende a Microsoft.

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram todos os voos. Problemas técnicos foram reportados em aeroportos da Europa, da Índia, de Hong Kong e Singapura. No Reino Unido e na Austrália, algumas das principais redes de televisão ficaram fora do ar. O serviço de saúde foi afetado em países como Reino Unido e Alemanha, onde cirurgias eletivas chegaram a ser canceladas em dois hospitais. O mercado de ações, commodities e câmbio também foi afetado, com bolsas prejudicadas ao redor do planeta.

“Em um mundo cada vez mais hiperconectado, estamos cada mais suscetíveis a esses acontecimentos, que exigem, cada vez mais, investimentos em governança e planos de contingência”, destaca Umberto RostiCEO da Safewayempresa que integra a plataforma Stefanini Cyber, do Grupo Stefanini.

Segundo ele, a falha de hoje foi reconhecida pela CrowdStrike, que é uma solução de segurança de endpoint. “Houve uma falha na última versão da atualização deles para a plataforma Windows. Só afeta a plataforma Windows, não atinge outras plataformas. A falha faz com que o PC fique inoperante com a famosa tela azul. A solução de contorno já foi disponibilizada por eles. É preciso localmente, em cada estação, entrar no modo de segurança e aplicar a solução”, destaca.

Ainda segundo Umberto, a “CrowdStrike é a ferramenta mais utilizada no ambiente empresarial e uma das líderes mundiais. Esse tipo de incidente já aconteceu com outras ferramentas de mercado. Por isso, como procedimento recomendamos que toda atualização seja testada em um ambiente controlado antes de disponibilizar no ambiente de produção.  O importante é que as corporações tenham procedimentos de identificação e rescaldo de problemas, ou seja, medidas para conseguir recuperar e lidar com incidentes”.

Read Previous

Artigo: Imposto do Pecado para automóveis híbridos e flex é uma heresia tributária

Read Next

80% das mulheres são afetadas pelo endividamento