Jornal de Campinas

As vinte mil léguas de Charles Darwin

Bate-papo com as autoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski marca o lançamento do livro no Sesc Campinas

Na próxima quarta-feira (21), as autoras Leda Cartum e Sofia Nestrovski esperam por você no Sesc Campinas para uma conversa sobre “As vinte mil léguas de Charles Darwin: o caminho até A Origem das Espécies”, uma coedição das Edições Sesc São Paulo com a editora Fósforo.

O livro é a versão impressa da primeira temporada do projeto “Vinte Mil Léguas, podcast de ciências e livros”. O título faz referência à obra “Vinte mil léguas submarinas” (1869), de Júlio Verne – autor de ficção científica contemporâneo de Darwin – e amplia a intenção original da dupla de apresentar cientistas como escritores, convidando o público a ler textos científicos como obras literárias. O “Bate-papo Vinte Mil Léguas de Charles Darwin” (Dia 21/6, quarta, das 19h às 20h30, no Mezanino do Galpão. Grátis. Livre. Atividade aberta, sem retirada de ingressos), com as autoras Leda Cartum e Sofia Nestrovisk, marca o lançamento do livro em Campinas e tem sessão de autógrafos após o bate-papo. O encontro é uma atividade complementar à exposição “Darwim, o Original”, em cartaz na unidade campineira até o dia 13 de agosto.

“As vinte mil léguas de Charles Darwin: o caminho até A Origem das Espécies” é uma reelaboração dos roteiros inicialmente escritos para “Vinte mil léguas: o podcast da ciência e dos livros”. Idealizado como um programa de divulgação de literatura científica, a ideia por trás do projeto era apresentar cientistas como escritores, e convidar os ouvintes a desfrutar de mais livros após os episódios. “A origem das espécies” foi a obra que se abriu à análise da descrição científica como literatura: o tom, o humor, as referências, o contexto histórico da escrita de Darwin afastaram o livro da racionalidade e frieza entendidas como tipicamente científicas e o aproximaram da cultura artístico-literária.

Para serem lançados em livro, neste ano em que se marcam 140 anos da morte de Darwin, os textos passaram por inúmeras transformações intrínsecas ao seu novo suporte. Em vez de trilha sonora e narração oral, em “As vinte mil léguas de Charles Darwin”, Leda Cartum e Sofia Nestrovski incluíram imagens, citações e boxes informativos. Mas, como no podcast, as autoras contam os anos de Darwin em Cambridge, a bordo do navio Beagle, seus encontros no meio científico londrino e como essas trocas e experiências coletivas aguçaram os saberes hoje conhecidos como teoria da evolução das espécies.

O livro ainda traz duas entrevistas que foram ponto de partida para as pesquisas do podcast. A primeira, com o professor de filosofia da Universidade de São Paulo, Pedro Paulo Pimenta, tradutor de A origem das espécies. A segunda com Maria Isabel Landim, professora e curadora do Museu de Zoologia da mesma instituição. Em tempos de pandemia de Covid-19, em que nos deparamos com negacionismo e desinformação, além das mudanças ambientais que nos assolam, mergulhar nas maravilhas investigadas por Darwin permite que sintamos conforto e entusiasmo em se manter ao lado da ciência.

Ficha técnica:
As vinte mil léguas de Charles Darwin

Autoras: Sofia Nestrovski e Leda Cartum

Edições Sesc São Paulo e Editora Fósforo, 2022

Número de páginas: 320

Formato: 13,6 x 20 x 1,8 cm

ISBN Editora Fósforo: 978-65-89733-54-6
ISBN Edições Sesc: 978-65-86111-78-1

Preço de capa: R$ 74,90

Os títulos das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridos em todas as unidades do Sesc São Paulo, nas principais livrarias, em aplicativos como Apple Store e Google Play, e pelo portal www.sescsp.org.br/loja


osforoeditora #edicoessesc #sesccampinas #sescsp #sesc

Read Previous

Cia. dos Náufragos estreia o musical infantil Maria da Luz no Teatro SESI Campinas Amoreiras

Read Next

Prefeitura de Campinas anuncia medidas de desburocratização para a construção civil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *