Jornal de Campinas

Campinas registra 800 casos de dengue somente nos primeiros meses do ano

Campinas Chapadão

Região em crescimento com muitos eventos de peso

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 27 de abril, novos dados de dengue em Campinas. Até o momento, neste ano, foram registrados 800 casos da doença em Campinas. As regiões Sudoeste e Norte são as que mais têm casos, com 214 e 167, respectivamente. Na sequência estão as regiões Noroeste, com 159;  Sul, com 134;  e a Leste, com 126.

 A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença por meio do Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses. Cada cidadão, porém, precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), 80% dos criadouros estão dentro de casa, por isso, a luta contra a dengue exige uma contrapartida de toda a sociedade.

Para acabar com a proliferação do mosquito, os vasos de plantas aquáticas devem ter a água trocada semanalmente e os pratinhos dos vasos devem ser eliminados. Também é preciso remover latas, pneus e outros objetos que possam acumular água. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e limpar a calha. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados, assim como os ralos.


 Comitê
 
O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses reúne 14 secretarias (Secretarias Municipais de Governo; de Saúde; de Educação; de Serviços Públicos; do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Recursos Humanos; de Administração; de Comunicação; de Trabalho e Renda; de Esportes e Lazer; de Cultura; de Habitação; de Relações Institucionais, e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos), além da Defesa Civil, do Serviço 156, da Rede Mário Gatti e da Sanasa. O comitê planeja continuamente as atividades de combate à dengue, ao zika vírus e à chikungunya em Campinas.

Read Previous

Vacinação de grupo prioritário deve ser concluída até setembro

Read Next

Saúde confirma mais 49 mortes pela Covid-19 em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *