Jornal de Campinas

Campinas recebe esse mês 11 oficinas gratuitas de dança para mulheres

Fios de Vida, com Yasmin Berzin/Foto: Lais Fray

Inscrições podem ser feitas até o início das oficinas

Trabalhar a sensação de liberdade corporal por meio do autoconhecimento é um dos elementos importantes e valorizados pelo projeto “Fios de vida – nos caminhos de Celeste”, que chega a Campinas neste mês de setembro. Com 11 oficinas gratuitas de dança para mulheres e 7 apresentações em espaços púbicos da cidade, as atividades ocorrerão até o fim do ano. As inscrições para as oficinas podem ser feitas até a data de cada oficina, na sede da instituição que será realizada. Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina.

Ao longo dos encontros, as participantes serão convidadas a conhecer mais sobre si mesmas por meio do movimento. Yasmin Berzin e Daniela Nascimento, artistas criadoras do projeto, explicam que a ideia das oficinas é partir de manifestações da cultura popular brasileira para que as participantes vivenciem as próprias sensações e emoções, geradas em cada participante a partir das histórias pessoais de cada uma.

O projeto é resultado da pesquisa de Daniela Nascimento e Yasmin Berzin pela pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP com o objetivo de acolher mulheres por meio da arte, da liberdade, troca de experiências, do reconhecimento e da emancipação dos seus corpos, por meio do método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete), que explora a pesquisa e a criação em dança com a utilização de ferramentas próprias.

“Fios de vida nos caminhos de Celeste” é um projeto realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2022) e recebe o apoio da Abraço Rede Amarais, da Sala dos Toninhos, Alternativa Assessoria Contábil e Núcleo BPI.

Daniela Nascimento

 Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Mestrado em Educação na linha de Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais (UNESP).

É Bacharel em Dança com formação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Concluiu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Dança através do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), desenvolvido pela professora Dra. Graziela Rodrigues. Cursa Doutorado em Artes da Cena pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP continuando o desenvolvimento de pesquisa através do método BPI com orientação da professora Dra. Larissa Sato Turtelli. Atualmente participa como bailarina-pesquisadora-intérprete do projeto “A arte do encontro com mulheres do Brasil”, contemplado pelo FICC – 2022. Nele interpreta Celeste na obra “Fios de Vida – Nos caminhos de Celeste”.

Yasmin Berzin

 Mestra em Artes da Cena pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp, graduada em Bacharelado em Dança (2015) e Licenciatura em Artes (2017) pela mesma universidade. Monitora de Dança (clássica, moderna e contemporânea) e Técnico em Dança pela Escola Técnica Estadual de Artes – Centro Paula Souza – em São Paulo (2010).  Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: bailarino-pesquisador-intérprete, dança com pessoas idosas, produção técnica de espetáculos de dança, processos criativos, dança do Brasil e contemporânea. Atualmente, participa como bailarina-pesquisadora-intérprete do projeto “A arte do encontro com mulheres do Brasil”, contemplado pelo FICC – 2022. Nele interpreta Sara na obra “Fios de Vida – Nos caminhos de Celeste”.

 Programação:

Oficina CEAK Educandário Eurípedes

Data: 14/09

Horário: das 14h às 16h

Endereço: Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo, 750 – Vila Nova – Campinas

Inscrições no local – 20 vagas

Oficina Instituto Cidas

Data: 19 e 26/09

Horário: das 14h às 16h

Endereço: Rua Elza Monnerat, 242 – Vila San Martin, Campinas

Inscrições no local – 20 vagas


Apresentação CEU
 Estação Cidadania – Cultura Thaís Fernanda Ribeiro

Data: 22/09

Horário: 9h30

Endereço: Rua Demerval da S Pereira, s/nº – Lot. Vila Esperança, Campinas.

Aberta ao público em geral


Oficina no Grupo Primavera

Data: 29/09 e 06/10

Horário: das 14 às 16 horas

Endereço: Rua Luís Aristeo Nucci, 30 – Jardim São Marcos, Campinas

Atividade voltada apenas para mulheres já atendidas pelo grupo

Oficina União Cristã Feminina

Data: 03 e 10/10

Horário: das 14h30 às 16h30 

Endereço: Rua Olívio Manoel Camargo, 291 – Jardim Santa Monica, Campinas Inscrições no local – 20 vagas

Read Previous

Obrigatoriedade de água filtrada gratuita em bares e restaurantes vira lei no Estado de São Paulo

Read Next

Viracopos registra em agosto melhor mês do ano na movimentação de passageiros para o exterior