Parques, exposições e happy hours são algumas das atrações para as férias de verão na cidade
Com os maiores PIB e população do interior paulista, Campinas é um dos principais polos tecnológicos e econômicos brasileiros fora das capitais. Mas essa cidade, que recebe importantes eventos e uma grande quantidade de viajantes corporativos durante o ano, também reserva excelentes opções de lazer e entretenimento, seja junto à natureza ou em programas culturais. E o período entre dezembro e janeiro, com férias para as crianças e de muitos trabalhadores, é perfeito para isso, certo?
Veja algumas dicas do que fazer na cidade nesse período:
Parques e Natureza
Parque Portugal (ou Lagoa do Taquaral)
Certamente o maior cartão postal da cidade, o parque é ótimo não só para apreciar a natureza com a ampla lagoa, mas também para fazer atividades como pedalinho e passeio de bondinho. E, que tal visitar o Planetário de Campinas e o Museu Dinâmico de Ciências? Eles ficam dentro do parque, e tudo isso pode ser feito em uma só visita!
Onde: Av. Dr. Heitor Penteado, s/n
Quando: todos os dias, das 5h às 22h (confira os horários específicos para o Planetário e Museu)
Bosque dos Jequitibás
Outro belo parque campineiro, o Bosque pode render algumas das fotos mais bonitas que você pode tirar na cidade. E o melhor: também se pode fotografar animais exóticos e em contato com a natureza, no zoológico e aquário municipais, que ficam dentro do parque. Para dar um toque cultural ao passeio, por que não visitar também o Museu de História Natural de Campinas? Fica tudo ali, juntinho.
Onde: Rua Coronel Quirino, 02 – Bosque
Quando: todos os dias, das 6h às 18h (confira os horários específicos para o Aquário, Zoológico e Museu)
Atrações históricas e culturais
Exposições no Radisson RED Campinas
Sabia que no Cambuí há um hotel que também é point cultural? O Radisson RED Campinas, primeiro da marca aberto na América Latina, tem como uma de suas missões abrir suas portas à população com exposições de artistas locais. Em dezembro, quem expõe é Gustavo Focesi Pinheiro, artista campineiro com formação em Florença que mistura técnicas como pintura a óleo, carvão, nanquim e pintura acrílica para retratar cenários da natureza e abstratos. Em janeiro, um novo artista leva suas obras ao hotel, renovando a atração para os campineiros.
Onde: Avenida Júlio de Mesquita, 705 – Cambuí
Quando: Todos os dias, das 8h às 22h
Museu de Arte Contemporânea de Campinas
Importante marco cultural da cidade, o MACC reúne em seu acervo fixo obras de artistas como José Roberto Aguilar, Mira Schendel, Candido Portinari, Lasar Segall e Roberto Burle Marx. Também são promovidas ali oficinas e programas culturais para a população local. Até o fim de janeiro, o MACC recebe a exposição “Arquivos órfãos: poéticas de adoção e re-existências de imagens”, sob a curadoria de Fabiana Bruno.
Onde: Av. Avenida Benjamin Constant, 1.633 – Centro
Quando: De terça a sábado, das 10h às 18h; de quinta-feira, das 10h às 21h; fechado às segundas-feiras, aos domingos e feriados
Catedral Metropolitana de Campinas
Para quem gosta de conhecer as igrejas históricas dos destinos que visita, Campinas tem um belo exemplar: a Catedral Metropolitana, ou Catedral Nossa Senhora da Conceição, levou quase 80 anos para ser construída, abrindo suas portas em 1883. O prédio chama a atenção com a combinação de estilos arquitetônicos, com a fachada neoclássica e o interior sendo um rico exemplar do barroco brasileiro. Conhecer a Catedral é entrar em contato direto com a história de Campinas!
Onde: Praça José Bonifácio, s/n – Centro
Quando: Todos os dias, das 7h às 19h
Happy Hour no RøD Grainne’s
Misto de bar e restaurante mais cool da cidade, o RøD Grainne’s, que fica anexo ao hotel Radisson RED Campinas, acaba de retomar sua programação de happy hours, com a promoção especial. Entre 18h e 20h30, o chopp Heineken sai por metade de preço e os drinks têm desconto de 20%. O local também conta com um cardápio recém-renovado, com opções que vão de feijoada a hambúrguer artesanal. Aproveite a ida às exposições no RED para conhecer o restaurante, que tem preços super convidativos!
Onde: Avenida Júlio de Mesquita, 705 – Cambuí
Quando: Todos os dias, das 8h às 22h (O local também oferece café da manhã e almoço para visitantes, sem necessidade de hospedagem)