Jornal de Campinas

Campinas terá novo modelo de abrigo de ônibus

Plano Plurianual aprovado

Prefeitura e Biblioteca/Divulgação PMC

 

A espera pelos ônibus do transporte público coletivo será realizada com mais conforto e segurança nos bairros de Campinas. Um novo modelo de abrigo foi apresentado pelo prefeito Dário Saadi nesta quinta-feira, 16 de setembro, e será implantado em nove áreas descentralizadas da cidade. A iniciativa é parte da expansão do programa de abrigos adotada pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 

Chamado de “andorinha”, em alusão a um dos símbolos de Campinas, o protótipo apresentado pelo prefeito está instalado na área interna da sede da Emdec, na Vila Industrial. Adotado por ser um mobiliário de fácil implantação e manutenção, o equipamento possui estrutura metálica e bancos de concreto.  

Participaram do lançamento o secretário municipal de transportes, Vinicius Riverete, e o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.  “Com estes equipamentos, levaremos mais dignidade, acessibilidade e qualidade ao transporte público coletivo de Campinas”, destacou o prefeito Dário Saadi.   

O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, reforçou que “estamos privilegiando o usuário do transporte público coletivo nas regiões mais afastadas do centro da cidade. É um projeto ousado, que qualificará os pontos de parada em áreas que nunca, na história do transporte público campineiro, foram priorizadas para implantação de abrigos”.  

“Com todo o respaldo do prefeito Dário Saadi, estamos concentrando esforços para qualificar os pontos de parada, com a implantação gradativa de abrigos em todos os locais de embarque. É mais qualidade para o sistema de transporte público coletivo, desde o início do trajeto do usuário, que é a espera pelo ônibus”, destacou o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.  

Na primeira etapa do programa, cem abrigos serão instalados em nove áreas da cidade, por empresa privada, como contrapartida pela instalação de empreendimento no município. Serão contemplados pontos de embarque sem cobertura localizados nas seguintes regiões: Amarais, Anhumas, Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde, Sousas, Região Sudeste e Viracopos.

A implantação inclui adequação do local, aterramento e medidas de acessibilidade. A escolha dos locais considera a demanda de usuários do transporte público, além da proximidade de escolas ou postos de saúde 

Read Previous

Procon entra com ação contra banco por empréstimos consignados

Read Next

Artigo: Turistando pelo nosso Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *