Jornal de Campinas

Cannabis medicinal mostra potencial efeito para tratamento de transtornos neurológicos e dor

Palestra dra. Patrícia Montagner, no Congresso We Cann Summit/Foto: Guilherme Paes Leme

Evidências científicas integram 194 estudos reunidos em mapa apresentado durante o megar evento de Medicina Endocanabinoide, realizado em Campinas

Um número crescente de pesquisas aponta para o potencial terapêutico de canabinoides no tratamento dos mais variados tipos de doenças e as evidências constatadas em centenas deles – mais especificamente 194 estudos de revisão – estão reunidos no “Mapa das Evidências sobre a Efetividade da Cannabis Medicinal”, apresentado no WeCann Summit, o maior congresso sobre Medicina Endocanabinoide, exclusivo para médicos, e que foi realizadonos dias 24 e 25 de novembro, em Campinas (SP).


Os estudos avaliaram o efeito de 18 tipos de intervenção à base de cannabis para 71 desfechos de saúde e foram publicados a partir de 2001, sendo o público-alvo mais comum os pacientes com transtornos mentais/neurológicos e aqueles que sofrem com dor crônica.


As intervenções foram agrupadas em quatro tipos: canabinoides sintéticos (100 associações), fitocanabinoide isolado (165 associações), formulações de THC e CBD (80 associações) e outras formulações à base de cannabis (144 associações).


Entre os nove grupos que compõem os estudos, são 90 associações ao resultado positivo da cannabis medicinal para o tratamento de transtornos mentais e 87 associações relacionadas à dor.


“Para cada uma das associações, foi reportado o efeito da intervenção para o desfecho, sendo que para a maioria a eficácia foi positiva (165) ou potencialmente positiva (114)”, relata a neurocirurgiã Patricia Montagner, idealizadora do WeCann Summit e fundadora da WeCann Academy, única instituição da América Latina que realiza cursos voltados à Medicina Endocanabinoide, exclusivamente para profissionais de Medicina.


Ao analisar apenas as revisões com alto nível de qualidade (34), foi reportado efeito positivo para os desfechos de segurança do paciente; alívio de dor; dor neuropática; insônia; qualidade do sono; convulsões; epilepsia; transtornos de ansiedade e transtornos cognitivos.


“Os resultados trazidos pelo Mapa são contundentes e apontam a segurança e eficácia dos canabinoides na redução de sintomas e melhora do quadro de saúde para dor crônica, determinados transtornos neuropsiquiátricos e outros problemas de saúde que tanto prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Então, esse documento têm o propósito de orientar a assistência de pacientes com cannabis medicinal, além de promover a implementação dessa terapêutica baseada em evidências nos diferentes serviços de saúde”, fala a especialista.

Read Previous

Hilton Vinhola do Nascimento convida leitores a entenderem sobre o poder das escolhas

Read Next

Último final de semana para conferir a Barbie Dreamhouse no Iguatemi Campinas  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *