Jornal de Campinas

Castramóvel concluirá castração gratuita de cães e gatos

Campinas Chapadão

Região em crescimento com muitos eventos de peso

Castramóvel em ação – O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) concluirá na próxima semana a castração gratuita de gatos e cães no distrito do Campo Grande.

A ação começou no início do ano com a retomada do Castramóvel, serviço que percorre a cidade realizando a castração de animais em um ônibus adaptado.  

 A castração ocorre com horário marcado. Apenas para o distrito foram disponibilizadas 3 mil vagas e todas foram preenchidas. Outras ações serão realizadas ao longo do ano.   O trabalho do Castramóvel precisou ser interrompido no início da pandemia de covid-19, em março de 2020, obedecendo as recomendações e normas sanitárias.   

Em julho de 2021 as atividades de castração foram retomadas, mas o veículo permanecia estacionado dentro da sede do DPBEA.    

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, tem acompanhado de perto a qualidade do serviço e a volta das castrações de cães e gatos nos bairros. “O Castramóvel foi retomado em Campinas, após uma pausa para evitar aglomerações. Todos os cuidados sanitários são tomados: local aberto e distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel 70%. Retomamos as operações com quatro ônibus – dois para cães e dois para gatos. Nossa meta é fazer cerca de 13 mil castrações em 2022”, disse Menezes.   

A Prefeitura realizou mais de três mil cirurgias somente no mês de janeiro deste ano.    

Vacinação e microchipagem 

O secretário lembra que além das castrações é feita a vacinação para prevenir dez doenças e todas as políticas públicas ligadas a proteção e bem-estar animal sob a responsabilidade do DPBEA. No atendimento aos animais está incluída a microchipagem. Esse recurso permite a identificação do animal. Confira aqui como o microchip possibilitou o reencontro da cachorrinha Pandora com seus tutores.   Até dezembro de 2022 o Castramóvel percorrerá outros bairros do município. “As regiões que recebem o serviço são levantadas conforme as demandas dos técnicos e são submetidas a aprovação do Conselho Regional Médico Veterinário. Nós saberemos exatamente o cronograma somente após a aprovação do conselho”, informou Vagner Bellini, diretor do DPBEA.

JORNAL DO CASTELO

Read Previous

Pandemia aumenta casos de terçol

Read Next

Programa Recomeça beneficiará profissionais como cabeleireiros e manicures

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *