Jornal de Campinas

Centro de Cultura Caipira abre a exposição gratuita intitulada “Garoa”

Rede de agricultores e consumidores fortalece a agricultura ecológica local/Divulgação Bia Lima Fotografia

  O Centro de Cultura Caipira abre neste sábado, 22 de outubro, às 10h, a exposição “Garoa”. A estreia terá uma roda de conversa, das 10h às 11h30, com os participantes desse projeto que envolve agricultura ecológica na APA de Campinas. A entrada é gratuita e o centro, localizado ao lado da subprefeitura de Joaquim Egídio (Rua José Inácio, 14), funciona aos sábados e domingos, das 10h às 14h.
  A exposição apresenta as quatro propriedades rurais que praticam agricultura ecológica e conservação ambiental há mais de cinco anos no distrito de Joaquim Egídio. São elas: Sítio Vale das Cabras, Vila Paraíso, Fazenda Toka do Bem e Fazenda Santana do Lapa.
  “Acreditamos que os sistemas agroflorestais são o presente e o futuro da APA de Campinas, esta técnica ancestral de cultivar árvores e alimentos em consórcio pode garantir o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse o coordenador da Associação Garoa, Gustavo Túlio.
  Uma das ações que a “Garoa” faz para atingir maior visibilidade social e mobilização é o Programa da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), um movimento global de valorização da agricultura orgânica local, no qual os consumidores se tornam coagricultores, parceiros dos agricultores, apoiando todo o ciclo de cultivo ao longo do ano. Dividindo as perdas e recebendo os excedentes da colheita.
  Na CSA Garoa, a participação das famílias consumidoras ocorre por meio do pagamento de uma mensalidade para financiar o trabalho na terra. Em troca, recebem toda semana uma cesta com vegetais frescos, orgânicos e diversos, todos cultivados na área rural de Joaquim Egídio.
O Centro de Cultura Caipira, administrado pelo Museu da Cidade, conta com uma mensalidade para garantir a estabilidade financeira  aos agricultores e a segurança alimentar para as famílias associadas.
“Realizamos visitas em nossas áreas rurais porque queremos que as famílias possam se conectar à terra, plantar e colher os alimentos. Ou, simplesmente vivenciar a realidade agrícola local com uma boa conversa entre amigos e amigas. É isso que desejamos, que a CSA Garoa seja uma rede de afeto e amizade, formada por agricultores e consumidores (coagricultores) para fortalecer a agricultura ecológica local e recuperar a área rural de Sousas e Joaquim Egídio”, explica Gustavo Túlio.
Serviço
Abertura da Exposição “Garoa”
Data: a partir deste sábado, 22/10, até 20/12
Funcionamento: sábados e domingos das 10h às 14h
Local: Centro de cultura Caipira – ao lado da subprefeitura de Joaquim Egídio
Endereço: Rua José Inácio, 14

 

Read Previous

Ipem-SP realiza verificação de radar em Campinas 

Read Next

Memorial da América Latina acolhe nos dias 22 e 23 de outubro o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *