Jornal de Campinas

Chegada do verão e temperaturas elevadas animam e bares e restaurantes de Campinas e região

Choperia do Dom Divulgacao

Chopeira do Dom Brejas_Divulgação

temperaturas elevadas

Impulsionados pela estação mais quente do ano, donos de bares e restaurantes esperam crescimento do faturamento nos próximos meses

 

A chegada do verão, que começou oficialmente no fim de dezembro com altas temperaturas na região, deve marcar um período de aquecimento para bares e restaurantes da Região de Campinas. Especialistas do clima indicam, inclusive, que o verão 2024/2025 tende a registrar temperaturas acima da média, com possíveis veranicos e ondas de calor, fatores que estimulam o consumo em estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar.

 

Além disso, indicadores recentes do turismo e do transporte aéreo, aliados à expectativa positiva dos empreendedores, reforçam a perspectiva de maior movimento nos bares e restaurantes ao longo da estação.

 

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, já com ajuste sazonal. Este foi o terceiro resultado positivo consecutivo, período em que o segmento acumulou alta de 2,1%, sinalizando uma retomada consistente da demanda ligada ao turismo.

 

“Esses números, aliados a fatores como o período de férias, o pagamento do 13º salário e a onda de calor que estamos vendo na região de Campinas desenham um cenário favorável de maior circulação de pessoas e, consequentemente, de aumento do consumo em bares e restaurantes”, destaca André Mandetta, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas. “Pesquisa recente da Abrasel indica que 81% dos empreendedores do setor esperam faturar mais no final de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior”, acrescenta ele.

 

Com a chegada do verão e a intensificação das viagens pelo país, o setor de alimentação fora do lar projeta um aumento no movimento nos próximos meses. José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel, destaca o impacto positivo da sazonalidade e do turismo para bares e restaurantes.

 

“O verão tradicionalmente é um período de maior fluxo de consumidores, especialmente em destinos turísticos. Com o crescimento do turismo interno e também do turismo estrangeiro, a expectativa é de mais movimento nos bares e restaurantes, o que pode ajudar a recompor receitas e gerar novas oportunidades para o setor”, avalia.

 

Planejamento

 

Ele reforça que, para proporcionar uma experiência completa ao consumidor e incentivar o retorno, é fundamental que os empreendedores estejam preparados para o aumento da demanda e invistam na capacitação das equipes.

 

“O aumento do movimento só se converte em fidelização quando vem acompanhado de decisões estratégicas. Planejamento, organização da operação e investimento na qualificação dos funcionários são fundamentais para aproveitar o potencial do verão e fortalecer a relação com o consumidor no médio e longo prazo”, finaliza.

 

Read Previous

Parque Dom Pedro transforma férias em experiências únicas

Read Next

Rota das Bandeiras já registrou passagem de 1,8 milhão de veículos no período de festas