Jornal de Campinas

Cine Araújo completa 97 anos de história e comemora retomada do público

Sala de Cinema do Cine Araújo/Divulgação

Completando 97 anos em 2023, o Cine Araújo faz parte da história do cinema no Brasil. Atualmente a empresa é a terceira maior rede cinemas do país, ficando atrás da americana Cinemark e da mexicana Cinépolis. A companhia, que se orgulha de ser totalmente brasileira, está sediada em Botucatu (SP) e possuí 28 cinemas, presentes em 26 cidades e 10 estados, somando um parque exibidor composto por 154 salas.

Preocupada com o bem-estar dos clientes que amam cinema, a empresa está sempre investindo no que há de mais moderno em termos de conforto dos cinéfilos como também nas mais modernas tecnologias e formas de exibição. Suas salas dividem-se entre os estilos Multiplex Stadium, Max Screen, Full HD, Vip e Premium todas com projeção digital de última geração, podendo ser 3D, Laser, Laser 3D e Dolby Atmos. Um bom exemplo disso, é a Sala 1 Max Screen, de Campinas, que têm tela gigante com aproximadamente 286 m², uma das maiores da América Latina.

Crescimento do público

Apesar dos dois anos comprometidos pela pandemia, segundo publicação da Ancine, no Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), em relação a 2021, o público cinematográfico total (95,1 milhões) cresceu 82% em 2022, enquanto a renda total (R$ 1,8 bilhão) aumentou 98,8%. Já o parque exibidor encerrou 2022 com 3.401 salas abertas — um crescimento de 4,1% em relação ao ano anterior, chegando a um patamar bem próximo ao de 2019 (3.507 salas). Em comparação com 2019, por sua vez, os números de 2022 representam uma queda de 46,5% no público total e de 35,4% na renda total. Mesmo assim, 2023 já demostra uma aceleração da retomada do público aos cinemas.

A constância dos cinéfilos nas salas exibidoras, apesar dos canais de streaming e das previsões apocalípticas que apontavam o fim iminente da era das salas cinematográficas, demonstra que ir ao cinema, com horário marcado, é uma ótima maneira de deixar todo estresse do dia a dia e as preocupações de lado. É uma maneira de se entregar a uma história com magia única, que oferece uma sensação particular inexplicável e não se compara a TV da sala ou do quarto (com inúmeras distrações) e nos leva a sair para espairecer, sabendo que, no escurinho do cinema, você não está sozinho. Segundo o Cine Araújo, para que essa experiência seja potencializada, seus complexos são frequentemente atualizados em termos da qualidade das imagens, tamanho das telas, dos melhores atributos de som e da comodidade na arquitetura das salas.

Empresa familiar

O Cine Araújo foi fundado em 1926, como a distribuidora de filmes Cinematográfica Araújo Passos, na cidade de Botucatu, SP, através dos empresários Azor de Araújo e João José Passos. Na época, o município abrigava um importante entreposto ferroviário, por onde passavam duas estradas de ferro que atendiam a três estados, por isso, importantes empresas distribuidoras norte-americanas, como Warner e Paramount, abriram escritórios na região. No ramo de exibição, a empresa começou a atuar em 1946, abrindo salas nas cidades de Tietê (SP), Apucarana, Cornélio Procópio e Maringá (PR), deixando a distribuição em 1970, quando já era administrada por João Gilberto de Araújo e Ronaldo Passos, membros da segunda geração das famílias.

Sobrenome Araújo

Em 1996, houve uma divisão societária que originou na Cinematográfica Araújo, que hoje é conhecido como Cine Araújo. A empresa cresceu rapidamente, abrindo complexos em diversos estados, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas. De olho na fidelização de clientes, o Cine Araújo está sempre investindo em atualizações e melhorias tanto no conforto e qualidade das suas salas, como também na bombonière, trazendo aos seus clientes produtos de boa qualidade como: pipoca importada de diferentes tamanhos e várias opções de refrigerantes. Para dar acesso à cultura para toda a população, a rede tem uma sala VIP, no bairro paulista de Campo Limpo, que vende ingresso abaixo do valor para cinemas neste padrão e, eventualmente, realiza exibições adaptadas a autistas. Além disso, sempre pratica preços acessíveis e faz regularmente a promoção regional “Todos Pagam Meia” (com datas pré-estabelecidas para todos os dias da semana) válida para todas as salas, como a que está acontecendo agora em Campinas, interior de São Paulo.

Read Previous

Estado de São Paulo libera recursos para aquisição de 8.711 moradias

Read Next

Comida di Buteco Campinas 2023 traz o tema “A vida é feita de buteco!”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *