CISV Campinas distribuirá 200 kits para pessoas em situação de rua

Entrega de kits com vestuário e higiene pessoal será feita por voluntários da organização no próximo dia 25 de setembro (sábado), na sede da instituição Resgate de Efraim, em Barão Geraldo

O CISV Campinas – organização sem fins lucrativos, independente, apartidária e voluntária, que promove a educação para a paz e amizade intercultural – realiza dia 25 de setembro (sábado) a distribuição de 200 kits de vestuário e de higiene masculino e feminino para pessoas em situação de rua atendidas pela instituição Resgate de Efraim. Os voluntários da organização desejam arrecadar até essa data itens suficientes para abastecer ainda a rouparia do Centro Pop, um serviço referência na atenção à essa população, também de Campinas. O evento será na sede do Resgate de Efraim, na Avenida Dr. Eduardo Pereira de Almeida, 50, no distrito de Barão Geraldo, ao longo de todo o dia.

“Realizamos desde 2017 vários projetos com a população em situação de rua, como a iniciativa internacional chamada The Street Store, onde as peças são penduradas em cabides, araras e estantes, como se fosse uma grande loja a céu aberto, e o público-alvo tem a oportunidade de escolher o que gostaria de vestir, como se estivesse em uma loja fazendo compras. Nesse período, fomos construindo um diálogo mais próximo com vários outros grupos, ONGs e serviços que também atuam com pessoas nessa situação e, neste momento tão delicado de pandemia que vivemos no país, unimos forças para que as ações fossem mais efetivas e atingissem de forma mais rápida e direta quem está precisando ser atendido, de forma segura, seguindo todas as regras sanitárias e de saúde necessárias. Assim, voltamo-nos imediatamente para o Centro Pop e abrimos diálogos com organizações que já estavam agindo, mas precisando de apoio logístico ou material, caso do Resgate de Efraim”, explica Carolina Padilha, presidente do CISV Campinas.

Para observar as medidas e deixar todos seguros, este ano o projeto foi adaptado e os voluntários do CISV Campinas montaram os kits em vez da estrutura da loja na rua. Já foram distribuídos 110 kits masculinos e 30 kits femininos, beneficiando 140 pessoas em duas entregas na Unidade II do Centro Pop Campinas. O kit feminino é composto por uma mochila; uma calça jeans ou legging; uma camiseta manga longa ou duas camisetas manga curta; um moletom/blusa de frio; um par de meias; um cachecol; uma máscara; um sabonete, uma pasta de dente, uma escova de dente, um desodorante, uma lâmina de depilar e 16 absorventes. Já o kit masculino contém uma mochila com duas camisetas manga curta; um casaco ou duas blusas manga longa; um par de meias; uma cueca; uma máscara; um sabonete, uma pasta de dente, uma escova de dente, um desodorante e uma lâmina de barbear.

Em momentos de emergência, por causa das ondas de frio mais intenso ao longo de julho e agosto, também foram repassados calçados, calças e casacos para alguns abrigos temporários, em especial um emergencial montado em Valinhos. Outra Instituição que o CISV Campinas contribuiu este ano foi a Associação Missão Vinde, atualmente com famílias de venezuelanos compostas por 15 crianças, para as quais fizeram entrega de roupas infantis e kits de higiene, além de orientações às crianças de como fazer a escovação dos dentes.

Voluntários

Os voluntários da organização ajudam de várias formas: na mobilização e arrecadação dos itens; como pontos de coleta; na triagem e distribuição dos kits. Este ano o CISV Campinas conta com pelo menos 30 voluntários trabalhando diretamente nessas frentes. Segundo Carolina Padilha, novos voluntários são sempre bem-vindos. “Buscamos pessoas que compartilham conosco o olhar da importância do respeito à dignidade e direitos humanos de todos, incluindo as pessoas em situação de rua.”

Read Previous

Setransp e Emdec implantam vagas rápidas gratuitas no Terminal Rodoviário

Read Next

Definidas as regras para uso da pista de atletismo do CEAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *