CPTM abre vagas para curso de formação de maquinistas

Trem Expresso Solidário

Crianças fizeram a festa a bordo do trem

De 24 a 30 de novembro, as inscrições para o Projeto Aluno Aprendiz da CPTM em parceria com o Senai estarão abertas para o preenchimento de 100 vagas, e, pela primeira vez, será possível se inscrever para atuar na área de maquinista. Serão 34 vagas para um curso com duração de 12 meses e formação em Simuladores de Operação de Trens, visitas técnicas e aulas complementares nas áreas de Operação e Manutenção da CPTM. Os interessados deverão ter disponibilidade em horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Além disso, serão ofertadas 66 vagas para Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, com duração de 24 meses.

Os candidatos devem ter 18 anos completos na data de início do curso e no máximo 24 anos antes do concluírem o curso. A Escolaridade mínima será o Ensino Médio concluído. Os alunos aprendizes recebem no primeiro ano (12 meses) uma bolsa de estudos que corresponde a um salário mínimo e, no segundo, a bolsa de estudo passa para um salário mínimo e meio. Além disso, os aprendizes receberão como benefícios plano de saúde e odontológico, vale alimentação, vale transporte e vale refeição.

Leia também: O legado do vírus

Inscrições e local do curso

Os estudantes terão aulas teóricas e técnicas no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, na Lapa, que possui um protótipo de estação ferroviária e da via permanente, um simulador de operação de trens e vários laboratórios técnicos. A escola é uma oportunidade ímpar de aprender tudo sobre o sistema metroferroviário – conteúdo não disponível em universidades. Os alunos também praticam o que aprenderam na operação da CPTM com a supervisão dos profissionais da empresa.

A Fase Escolar é ministrada no Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, no horário das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Já a Fase de Prática Profissional Supervisionada será realizada na CPTM, no período das 8h às 17h, nos dias úteis, com acompanhamento da operação ferroviária.

As inscrições devem ser realizadas pelo site Leopoldina Senai e não será cobrada taxa de inscrição. O processo seletivo do 1º semestre de 2022 será realizado por meio de avaliação de desempenho escolar com análise do Histórico ou Boletim Escolar obtidos no Ensino Fundamental.

No último processo seletivo, realizado no início de 2021 para Assistente Administrativo, 10 mil inscritos disputaram 42 vagas.

Read Previous

O legado do vírus

Read Next

Campinas recebe doação de 10 mil viagens de aplicativo para apoiar vacinação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *