As Tuias estão entre as plantas mais vendidas para o Natal/Divulgação
Decoração
Em diferentes tamanhos e tons para combinar com as mais diversas propostas de decoração de Natal e Réveillon, as tuias e poinsétias são as espécies mais procuradas
De acordo com a tradição cristã, o dia oficial para a montagem da árvore de Natal é o primeiro domingo do Advento, que esse ano caiu no dia 1º de dezembro, mas a comercialização de flores, plantas e itens de decoração natalina acontece cada vez mais cedo. No Ceaflor, o maior e mais completo mercado de flores, plantas e acessórios do país, a venda dos acessórios natalinos começou em outubro, mais cedo que em anos anteriores, e as flores e plantas clássicas da data, como Tuias e Poinsétias, chegaram em novembro, com vendas intensificadas a partir da segunda quinzena.
Para o presidente do Ceaflor, Antonio Carlos Rodrigues, uma somatória de fatores contribui com essa tendência de antecipação do clima de festa. “Natal e Ano Novo são momentos de renovação de fé e de esperança. Quando antecipada, a decoração já cria um ambiente mais alegre, o que ajuda a atrair positividade nas pessoas. Outro ponto importante é a Black Friday, promoção que permite adiantar a compra dos presentes de Natal”, comenta.
A maioria dos produtores de Tuias do Ceaflor manteve o volume de produção nos mesmos níveis de 2023 e estão vendendo bem. Alguns outros, como o produtor de Tuias Anderson Bueno, do Sítio Pavoeiro, aumentou em 20% o volume de produtos ofertados em comparação ao ano anterior e está otimista com as vendas. “A gente que está no comércio tem que pensar grande e ser sempre positivo, então todo ano eu aumento um pouco a produção”, enfatiza.
A produção de Poinsétia, também conhecida como Bico de Papagaio ou Flor do Natal, sentiu parcialmente o impacto da crise climática no Rio Grande do Sul, que é um dos mais importantes centros fornecedores de mudas dessa flor. O produtor Edney Nobuo Sugieda conta que, em função da falta de mudas, reduziu sua produção em 25%, mas, em contrapartida, também em função do clima, apresenta produtos com qualidade superior, e está otimista para as vendas. Já Paulo Masato Fujiwara produz suas próprias mudas e manteve a produção nos mesmos níveis do ano passado, mas ainda espera um maior aquecimento das vendas, que deverá acontecer agora, em dezembro.
Os comerciantes de acessórios para decoração das festas de Natal e Ano Novo contam que as vendas já começaram fortes a partir de outubro e se mostram animados. “Esse ano, notamos que as vendas começaram mais cedo, se comparado com anos passados. Esperamos que seja um grande final de ano para todo o setor”, comenta Bruna Paschoalon, da Rizzo Embalagens.
Os produtores investem também em cores e formatos diferentes, como Tuias Holandesas coloridas e as Kokedamas de Tuias e Poinsétias, a fim de encantar o consumidor. Caroline Batista Arantes, florista e artesã da Mantuani Flores, que produz e comercializa modelos criativos de Kokedamas feitas com tuias, poinsétias e flores secas, conta que também começou mais cedo esse ano. “Já notei um aumento nas vendas e, por esse motivo, antecipei a confecção para ter uma diversidade maior de produtos e dar conta de atender todos os pedidos, garantindo que cheguem dentro do prazo aos nossos clientes”, destaca.