Estudantes de música_Escola Estadual Francisco Barreto Leme_Divulgação
No dia 07, alunos da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, participam da exposição “Jardim do Conhecimento”. No dia 11, Igreja de São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio, recebe o coral adulto do projeto, junto com recital lírico natalino. O som do violão e da viola caipira é bastante frequente na escola que é a sede do projeto Oficinas de Música Caipira que, desde 2007, oferece aulas gratuitas destes instrumentos para os alunos participantes.
Encerrando mais um ano letivo, os alunos saem da escola para mostrar ao público em geral as habilidades desenvolvidas e os encantos da música de raiz. A convite da Diretoria de Ensino Campinas Leste, no dia 7 de dezembro, às 10h, os participantes do projeto Oficinas de Música Caipira realizam apresentação gratuita na Exposição Jardim do Conhecimento. Com entrada franca, o evento educacional é uma exposição do trabalho realizado nas 79 escolas estaduais da região, dividida em três eixos temáticos: tecnologia e inovação, educação antirracista e novo Ensino Médio. O evento é das 9h às 13h, na Praça Carlos Gomes, Centro – Campinas, aberto ao público em geral.
Além das aulas de viola caipira e violão, as Oficinas de Música Caipira envolvem uma atividade chamada de Divertimentos Musicais, que ensina música através de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos, e também aulas de canto coral, que são abertas à comunidade e sem limite de idade.
O coral adulto, aliás, também fará uma apresentação aberta gratuita, no dia 11 de dezembro, a partir das 10h, na Igreja de São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio. Com regência de Jairo Silveira e acompanhamento dos músicos João Paulo Amaral e Ricardo Matsuda, professores de viola caipira e violão do projeto, o coral apresenta grandes clássicos do seu repertório de música caipira, como: “Luar do Sertão”, ‘Tocando em Frente”, “Chalana”, “Romaria”, entre outras.
Em seguida, em um recital lírico natalino, os cantores líricos Antoine Kolokathis e Pepes do Valle se apresentarão acompanhados do pianista Francisco Costa.
O tenor Antoine Kolokathis iniciou seus estudos de canto lírico em Campinas e apresentou-se em inúmeros recitais de canto e piano no interior de São Paulo. Idealizador e produtor do projeto “Ópera Através dos Tempos”, é também o fundador da Direção Cultura.
Há mais de trinta anos atuando nos principais palcos brasileiros, Pepes do Valle é um dos mais representativos baixo-barítono do cenário lírico nacional. Com uma respeitável extensão vocal, ele acumula atuações em aproximados 50 títulos com mais de 60 personagens em seu repertório.
Já Francisco Costa, o Chiquinho, é pianista correpetidor com doutorado na área pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e anos de prática em acompanhar cantores líricos em apresentações, ensaios e concursos de canto.
O projeto Oficinas de Música Caipira conta com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa é uma idealização da Kalithéa, empresa coligada à Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos.
Serviço:
Apresentações gratuitas do projeto Oficinas de Música Caipira
Exposição Jardim do Conhecimento
Data: 07/12/2022, às 10h
Local: Praça Carlos Gomes (Rua Irmã Serafina s/n – Cambuí – Campinas)
Apresentação de coral adulto e recital lírico
Data: 14/12/2022, às 10h
Local: Igreja de São Joaquim e São Roque – (Rua José Inácio – Centro de Joaquim Egídio – Campinas)
Programação:
Coral Adulto Oficinas de Música Caipira, com regência de Jairo Silveira
Recital lírico: Pepes do Valle (baixo-barítono), Antoine Kolokathis (tenor) e Chiquinho Costa (piano)