Jornal de Campinas

Em outubro, aumenta o emprego formal no Estado de São Paulo

Criação de 119 mil novos empregos, com crescimento em todos os setores de atividade

De acordo com estudo do Seade, entre setembro e outubro, o número de empregos formais aumentou 1% no Estado de São Paulo, crescimento igual ao registrado no Brasil (1%). As 513 mil admissões ocorridas superaram os 394 mil desligamentos, o que resultou na geração de 119 mil empregos, 30% do total gerado no país.

De janeiro a outubro, o número de empregos no Estado diminuiu em 92 mil (-0,8%). Os setores dos serviços (-87 mil), comércio (-91 mil) e indústria (-3 mil) ainda apresentam perdas no ano, mas a agropecuária (63 mil) e a construção (26 mil) mostram resultados positivos.

A utilização do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda é importante fator explicativo desses resultados. Entre abril e outubro, foram registrados 6,1 milhões de acordos, alcançando 3,2 milhões de trabalhadores (27% dos celetistas). Note-se que 2,5 milhões dos acordos (41%) corresponderam à suspensão do contrato de trabalho.

No ano, saldos positivos ocorreram nas regiões administrativas de Bauru, São José do Rio Preto, Marília e Araçatuba. As maiores reduções do nível de emprego persistem no município de São Paulo (-55 mil), nos demais municípios da RMSP (-22 mil), na RA de São José dos Campos (-18 mil) e na RA de Santos (-14 mil).

O Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados é a agência paulista de estatísticas que há mais de 40 anos coleta, analisa e dissemina dados sobre o Estado de São Paulo.

Read Previous

Unimart Shopping dá início a ‘Jornada do Noel’

Read Next

Prefeitura divulga dados da pandemia do novo coronavírus em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *