Jornal de Campinas

Encontro do Secovi-SP em Campinas discute desafios do setor imobiliário em 2025

Encontro do Secovi em Campinas_Janeiro 2025/Foto: Divulgação

Com representantes do Secovi-SP e entidades do setor imobiliário, reunião com o prefeito Dário Saadi debateu temáticas como a outorga onerosa, a revitalização do centro de Campinas, plano de Manejo da APA, dentre outros assuntos

 

A Regional do Secovi-SP em Campinas promoveu em janeiro, um encontro com o prefeito de Campinas Dário Saadi e mais 12 entidades do setor imobiliário para discussão de novos projetos e desafios para o ano de 2025. Realizado no Edifício Princesa de Gales o evento teve  representantes da AELO, AsBEA, Avança Campinas, CIESP, Confrabusiness, HABICAMP, IAB Núcleo Campinas, Pró-Urbe, SECOVI, SESCON, Sindilojas, Sindivarejista e SINDUSCON, além da secretária de Comunicação da Prefeitura de Campinas Rose Guglielminetti.

 

Durante o encontro foram debatidos inúmeros temas relevantes e urgentes do setor, que devem ter desdobramentos neste ano, como: a outorga onerosa, a revisão da Lei 208/2018, o mapa de Valores e Alíquotas – IPTU, revitalização e ocupação do Centro de Campinas, Plano de Manejo da APA Campo Grande, Alvará de Execução e vencimento com a obra em andamento e como será o segundo mandato do prefeito Dário Saadi.

 

A diretora da Regional do Secovi-SP em Campinas, Kelma Camargo, reiterou a importância do diálogo constante com o Poder Público com o objetivo de fortalecimento e crescimento do setor. “Sabemos que teremos um ano de 2025 ‘mediano’ para o setor de imóveis. Não será um ano ruim, mas muito inferior a 2024. O que esperamos é que os juros fiquem mais baixos e que a municipalidade possa contribuir agilizando a aprovação de projetos e novos empreendimentos”, afirma a diretora.

 

Pesquisa realizada pelo Secovi-SP, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, registrou aumento de 29,5% no número de lançamentos de imóveis em Campinas e região de janeiro a setembro de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Nos nove meses, foram lançadas 9.062 unidades frente a 7.000 unidades em igual período de 2023.

 

Além disso, a região Campinas ficou entre as cinco cidades que mais lançaram imóveis no Estado no terceiro trimestre de 2024, com um total de 2.279 unidades.

 

Read Previous

Saúde retoma vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos nesta sexta, 7 de fevereiro

Read Next

Artigo: Sistema de patentes estimula negócios, incentiva inovação e cumpre papel social