Jornal de Campinas

Escola Preparatória de Cadetes do Exército de Campinas recebe o introdutor do Krav Maga no Brasil

Grão Mestre Kobi vai demonstrar a técnica que, no universo militar, é a resposta para o enfrentamento de qualquer situação que coloque a vida em risco, mesmo em casos extremos

No dia 19 de março, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, introdutor do Krav Maga no Brasil, estará em Campinas para ministrar palestra para os oficiais e alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). O objetivo é apresentar a técnica de defesa pessoal israelense, que se tornou a filosofia das forças de defesa israelenses e, mais tarde, passou a ser adotada pelas principais unidades de elite de segurança do mundo.

Com mais de 30 anos de experiência no treinamento de equipes militares para o combate sem disparos, no Brasil e no exterior, Kobi Lichtenstein é Grão Mestre em Krav Maga (Faixa-Preta 8º DAN), especialista israelense com graduação e MBA em Segurança Nacional e Terrorismo e ex-combatente das Forças de Defesa do estado de Israel.

O que é Krav Maga

O Krav Maga não é um esporte e sim uma técnica de defesa pessoal. Foi criado por Imi Lichtenfeld, em Israel, na década de 40, para permitir a qualquer pessoa, independentemente de força física, idade ou sexo, possa se defender de um ou mais agressores, armados ou não.

Até a década de 60, o ensino do Krav Maga era restrito para a elite militar, porque se considerava a modalidade uma arma secreta das forças de defesa de Israel. Somente a partir de 1964, o Krav Maga foi liberado para o mundo civil.

O treinamento de Krav Maga para unidades militares considera sua função, seu equipamento pessoal e sua área de atuação. “O profissional de segurança, devido à natureza de seu trabalho, carrega equipamento com peso que pode chegar até 40kg ou mais, dependo da unidade, além de que muitas unidades utilizam vestimenta como botas e coletes à prova de bala que dificultam seus movimentos. Tudo isso tem que ser levado em conta quando são desenvolvidos os treinamentos das forças militares”, afirma Grão Mestre Kobi.

A Federação Sul Americana de Krav Maga é a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil. A partir de 2019, passa a contar também com atuação em Portugal. Conta com programas de treinamento criados especificamente para cada segmento militar e sua demanda, sempre contemplando a capacitação física (força, resistência e velocidade), capacitação mental (agressividade necessária, controle emocional), o conhecimento técnico e a didática de treinamento.

Os módulos de treinamento são formados por um conjunto selecionado de simulações de situações reais, típicas de cada unidade, considerando equipamento, risco e agressividade apresentados no dia-a-dia da unidade, ensinando técnicas objetivas e de simples execução. Dessa forma são preparadas as melhores unidades de segurança no mundo; como IDF, FBI, CIA, GIGN, unidades SWAT no mundo inteiro e outros.

Read Previous

Sesi Campinas traz “N” que retrata o drama dos refugiados de guerra

Read Next

Unicamp divulga quinta chamada do Vestibular 2019 e da Modalidade ENEM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *