Espetáculo estará em cartaz sexta e sábado em Campinas/Divulgação
Com aposta na audiodescrição, apresentações do espetáculo ‘Incorpóreo’ serão na sexta-feira, dia 25, às 14h e às 20h, e domingo, dia 27, às 19h
Uma interrogação instigante: é possível a existência de um espetáculo circense feito não para para ser assistido, mas para ser sentido e visto por meio de palavras? A premiada Cia. Gravitá, referência brasileira em acrobacias, afirma que sim ao apostar na audiodescrição para alcançar todos os olhares possíveis. Não por acaso, a resposta positiva vem por meio de uma estreia: “Incorpóreo”, a nova montagem da trupe, estará em cartaz na sexta-feira, 25 de novembro, às 14h e às 20h; e domingo, dia 27 de novembro, às 19h, no Centro Cultural Casarão.
Os ingressos são no chapéu (contribuição espontânea da plateia).
O espetáculo foi contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do Edital Expresso 10/2021. Todas as apresentações serão seguidas por um bate-papo com o elenco do espetáculo, formado pelos acrobatas Alessandro Coelho, Débora Ishikawa e Murilo Toledo.
Sob a direção de Esio Magalhães, do Barracão Teatro (Campinas/SP), a montagem propõe o casamento da acrobacia com a audiodescrição com um objetivo nobre: tratar de maneira poética todas as sensações dos movimentos. Essa composição busca explorar outras dimensões que permeiam a arte circense, extrapolando as tão reconhecidas virtuoses visuais.
A audiodescrição
Para executar a tradução visual do espetáculo, profissionais especializados da audiodescrição foram convocados ao projeto. São eles: Bell Machado, Coordenadora de Acessibilidade e Audiodescrição, Rafael Braz, Consultor de Audiodescrição, Bruna Tonso, Audiodescritora, e Emmanuelle Alkmin, Colaboradora em Audiodescrição.
A Cia. Gravitá
Juntos desde 2009, Alessandro Coelho e Débora Ishikawa trabalham como dupla de mão-a-mão em diversas companhias, como a Noite da Rose, Cia. Diálogos Acrobáticos, Los Circo Los, Troupe Guezá e Coletivo Lateral.
Em 2017, fundaram a Companhia Gravitá com o intuito de pesquisar o circo e suas transversalidades de linguagem. Desde então, já foram contemplados com o Prêmio ProAC, do Governo do Estado de São Paulo, em 2018, 2019 e 2020.
Também participaram de importantes eventos, como o Festival Internacional SESC de Circo (SP), o Festival Paulista de Circo (SP), o Festival de Circo do Brasil (PE), o Festival Internacional de Circo do Ceará (CE), a Mostra SESC de Culturas Cariri (CE), o Festival de Circo Social de Toledo (PA), o Festival de Circo de Campo Mourão (PA), o Festival Intercâmbio de Linguagens (RJ) e o Festival de Artes de Rua de Arouca (Portugal). Ainda foram premiados no II Festival Internacional de Circo, destacam-se pelo alto nível técnico aliado à poética da gestualidade.
Serviço
Incorpóreo, da Cia. Gravitá
Quando: sexta-feira (25/11), às 14h e às 20h, e domingo (27/11), às 19h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Barão Geraldo, em Campinas/SP)
Quanto: ingressos no chapéu (contribuição espontânea da plateia)