Jornal de Campinas

Evento gratuito em Campinas marca o Dia Mundial do Coração

Ação “Meu Coração Bate Feliz” terá exames e avaliações de atenção básica à saúde realizados por médicos e buco-maxilos
Em comemoração ao Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, o Hospital Vera Cruz promove a 3ª edição da campanha “Meu Coração Bate Feliz”, aberta ao público no dia 27 de setembro (sexta-feira), das 8h às 16h, na praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana de Campinas.
Neste dia, médicos e equipe de enfermagem, todos voluntários, realizarão exames de glicemia, aferição de pressão arterial, peso, medida da circunferência abdominal e orientação profissional sobre a importância da prevenção. E, para o grupo que apresentar maior risco para doenças cardiovasculares, haverá também exame de colesterol e uma novidade: avaliação de saúde bucal realizada pela equipe de buco-maxilos do Hospital Vera Cruz, o que tornará a ação ainda mais completa.
Para garantir informação e atendimento de qualidade aos 600 participantes esperados, serão montadas tendas para cada atividade e também entregues informativos sobre a saúde do coração, chamando a atenção do público leigo para as doenças cardiovasculares, com dados estatísticos.

A ação
As tendas serão dispostas de forma a criar um fluxo contínuo por estações, que serão: coleta de dados de identificação; coleta de amostras de sangue de ponta de dedo para dosagem de glicose e colesterol (em casos específicos); medidas de peso, altura, circunferência abdominal e pressão arterial em posição sentada.Os dados serão incluídos em uma base de dados eletrônica que fornecerá, ao final do circuito, um relatório com todos os dados informados e coletados, bem como o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e o de Risco Cardiovascular em 10 anos. Com o relatório em mãos, o participante poderá receber a orientação médica especializada sobre os seus fatores de risco e como melhorar sua prevenção por meio do controle dos fatores de risco modificáveis – hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, obesidade e sedentarismo.

SERVIÇO:
“MEU CORAÇÃO BATE FELIZ”
Ação gratuita: 27/09, das 8h às 16h
Local: Praça José Bonifácio (em frente à Catedral Metropolitana de Campinas)
Exames: glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal e peso. Para grupo de risco para doenças cardiovasculares, também colesterol e saúde bucal.

Read Previous

Casa Ronald McDonald Campinas recebe doação da Alphabeto

Read Next

Como evitar a alienação parental durante o divórcio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *