Jornal de Campinas

Evento marca Dia da Consciência Negra com músicos e concerto da Sinfônica

Domingo, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e dia da morte de Zumbi dos Palmares, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove o evento “Palmares Celebra”, na Estação Cultura. A entrada é gratuita, mas serão arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados às entidades assistenciais da cidade.
O “Palmares Celebra” contará com várias atrações musicais, a partir das 13h, entre elas, Marquinhos Sensação e o Grupo Serrinha.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta, às 19h30,  a “Sinfonia Palmares”, tendo a participação do rapper Dexter e da cantora Majur. A regência é de Carlos Prazeres, maestro titular da OSMC.
Marquinhos Sensação
Considerado uma das referências do samba brasileiro por muitos radialistas, Marcos César de Souza, conhecido como Marquinhos Sensação, neto de músico desde criança, recebeu influência da música sertaneja, MPB e do samba.
Começou a carreira cantando em bares, restaurantes e rodas de samba na zona norte de São Paulo. A primeira apresentação ao grande público foi a convite de um ícone nacional do mundo do samba chamado Jorge Aragão, que influenciou diretamente na sua carreira.
Após este momento, participou das tradicionais rodas de samba da Barra Funda dentro do Camisa Verde e Branco juntamente com cinco amigos e assim nasceu o Grupo Sensação. Foram 13 discos gravados e 11 tours nacionais. Como compositor, o seu maior sucesso é “Se o Samba Começar” música presente em todas as rodas de samba até hoje.
Dexter
É referência no hip hop nacional. Com 30 anos de carreira, ele ficou conhecido nos anos 90, quando foi um dos fundadores do grupo 509-E, sucesso nas rádios com as músicas “Saudades Mil” e “Oitavo Anjo”. Privado de sua liberdade por 13 anos, Dexter reconhece os deslizes do passado e os encara como aprendizado. Para ele, a música e o hip hop foram uma ferramenta de resgate e ressalta a importância da cultura e da ressocialização, seja por meio do rap, da educação ou de ações de incentivo.
Majur
Apontada como a nova geração da cena musical brasileira, a baiana Majur traz uma diversidade presente no seu trabalho, em uma crescente carreira. Seu contato com a música acontece desde os seus cinco anos de idade e hoje suas canções reforçam sua identidade plural, enquanto ela canta o amor com o suingue do afro-pop celebrando os encontros.
Serviço
Celebra Palmares
Dia: 20/11
Hora: a partir das 13h Apresentação de Marquinhos Sensação, do Grupo Serrinha
Às 19h30, Concerto Sinfônico Palmares com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e os convidados rapper Dexter e cantora Majur.
Local: Estação Cultura: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n.
Entrada gratuita, com a doação de 1kg de alimento não perecível

Read Previous

Final de semana tem Marcelo Marrom e Barbixas no Teatro Oficina do Estudante

Read Next

A pauta da diversidade na trilha do crescimento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *