Jornal de Campinas

Eventos marcam 70 anos do Ciesp-Campinas

Palestras sobre a transformação digital e Indústria 4.0 e visitas às escolas Senai acontecem na semana de 20 a 24 de maio.

A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) comemora 70 anos de atividades, com programação especial durante a Semana da Indústria, de 20 a 24  de maio. O Dia da Indústria é comemorado em 25 de maio, em homenagem ao engenheiro Roberto Simonsen. 

O Ciesp-Campinas e seu Núcleo de Jovens Empreendedores – NJE programou durante a Semana da Indústria 2019, de 20 a 24 de maio, diversos eventos focados em temas como transformação digital e indústria 4.0 e café da manhã com análise da situação atual do Brasil até visitas às escolas Senai Roberto Mange e Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, ambas em Campinas. Informações e inscrições www.ciespcampinas.org.br.

A programação começa no dia 20 de maio (segunda), às 8h30, na sede do Ciesp-Campinas (Rua Padre Camargo Lacerda, 37, bairro Bonfim), com painel abordando a internet das coisas e indústria 4.0, mostrando como e quais tecnologias se adaptam a determinados negócios e principalmente como as indústrias podem se beneficiar nos seus processos produtivos.

No segundo dia da programação – 21 de maio (terça), às 9 horas, a visita é na Escola e Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange, especializada no setor Metalmecânico. Essa escola faz parte da Rede de Institutos Senai de Tecnologia e de Inovação, estrutura desenvolvida para oferecer atendimento às necessidades das empresas. Nessa visita também será mostrada a Escola Móvel da Indústria 4.0.

Um café da manhã no dia 22 de maio (quarta), às 8h30, com o escritor e especialista em questões públicas, Sérgio Moura, 75 anos, vai abordar o tema “Podemos Ser Prósperos – Se os Políticos Deixarem”.  Embora o Brasil esteja entre as 10 maiores economias do mundo, a renda per capita do brasileiro oscila em torno da 70ª posição mundial. Baseando-se nesse dado, Moura vai analisar a situação atual do Brasil e como isso impacta diretamente na vida dos empresários brasileiros.

A escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, mostra na manhã do dia 23 de maio (quinta), a sua atuação nos segmentos de alimentos e bebidas, automação industrial, informática e gestão e sua estrutura, com diversas salas de aula, laboratórios, plantas piloto, auditório e biblioteca. Nesses ambientes, destacam-se plantas de carnes e derivados, laticínios, panificação, chocolates e drageados e alimentos para animais (piloto). Essa escola conta com laboratórios de ensaio em alimentos e bebidas e de automação e informática.

Fechando a Semana da Indústria, no dia 24 de maio (sexta), às 8h30, acontece na sede do Ciesp-Campinas, o Workshop Transformação Digital – Análise de Dados da Indústria 4.0. O objetivo é oferecer aos participantes conhecimentos relacionados à análise de dados e quais os benefícios que podem trazer para as empresas. Participam desse workshop especialistas de diversas empresas, como Totvs IP, Ambev, SData Science – Microsoft Partner Power BI, Repo Dinâmica, Syndreams,  e IFood. De forma prática, esses especialistas desmistificarão alguns conceitos e tecnologias, trazendo sugestões para o processo de análise de dados, ajudando no aumento da percepção para os negócios.

Read Previous

Souza Cruz abre programa internacional para jovens talentos

Read Next

CRB Construtora inicia atividades em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *