Jornal de Campinas

Filippo Fiorentino vence novamente e é campeão do GP Interlagos de Fórmula 4

Fiorentino faturou duas vitorias e venceu o evento GP Interlagos de Formula 4

Fiorentino faturou duas vitórias e venceu o evento GP Interlagos /Foto: Rafael Gagliano/Vicar

65 / 100 Pontuação de SEO
Filippo Fiorentino levou para casa o trofeu de maior pontuador do GP Interlagos Foto Magnus Torquato Vicar
Filippo Fiorentino levou o troféu de maior pontuador do GP Interlagos/Foto: Magnus Torquato/Vicar

 

Filippo Fiorentino foi consagrado como campeão do GP Interlagos de Fórmula 4, realizado neste fim de semana pela BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1. No sábado, o piloto da TMG Racing venceu a Corrida 1 da etapa extracampeonato — sem contar pontos oficialmente para a temporada — e foi segundo colocado na prova seguinte, somente atrás da catarinense Rafaela Ferreira (Cavaleiro Sports). Na manhã deste domingo (9), Fiorentino encarou pista molhada para novamente liderar de ponta a ponta, vencer pela segunda vez no fim de semana e ser o vencedor do evento por ter reunido a maior pontuação (58 tentos) entre os competidores que alinharam pela categoria-escola promovida pela Vicar no ‘templo do automobilismo brasileiro’.

Filippo Fiorentino levou para casa o trofeu de maior pontuador do GP Interlagos
Disputa do GP de Interlagos/Foto: Rafael Gagliano/Vicar

 

A terceira e última prova do GP Interlagos de Fórmula 4 começou com a pista molhada em razão das chuvas durante a noite em São Paulo e em regime de safety-car. Filippo Fiorentino manteve a liderança quando a bandeira verde foi acionada e foi seguido por Pedro Lima e Pietro Mesquita, seguidos por Cadi Baptista e Rafa Ferreira.

 

As condições da pista fizeram os jovens pilotos tomarem uma abordagem mais cautelosa nas disputas. Mesmo assim, a corrida teve belas batalhas, como a que envolveu o argentino Renzo Barbuy e Celo Hahn pelo sétimo lugar. Os pilotos travaram grande duelo e andaram lado a lado por quase uma volta inteira.

 

Ao fim de nove voltas, Fiorentino confirmou vitória dominante, a sua segunda em três provas na etapa de Interlagos, seguido por Pedro Lima, que marcou seu segundo pódio no fim de semana, tal qual Pietro Mesquita, terceiro colocado na prova.

 

Autora da volta mais rápida da manhã deste domingo, Rafaela Ferreira foi a quarta colocada e Pedro Lins fechou o top-5. Cadi Baptista cruzou a linha de chegada na sexta posição, à frente de Celo Hahn e Renzo Barbuy. Enricco Abreu e Christian Helou completaram a relação dos dez primeiros.

 

GP de Interlagos

 

Além dos dois troféus de pole position, vencedor e um pelo segundo lugar nas provas deste fim de semana, Filippo Fiorentino ergueu também a taça de campeão do GP Interlagos, evento especial que aconteceu como preliminar do GP de São Paulo de Fórmula 1 e que proporciona aos jovens da categoria-escola brasileira grande visibilidade e a chance de correr diante das equipes do Mundial.

A temporada 2025 da BRB Fórmula 4 Brasil, que acelera com chassi Tatuus, motor Abarth-Autotecnica e é movida pela Gasolina Petrobras Podium, tem ainda duas etapas para o seu desfecho. Heitor Dall’Agnol (TMG Racing) lidera a tabela com 199 pontos, enquanto Filippo Fiorentino (TMG) é o segundo, com 120, quatro tentos a mais que Murilo Rocha (Starrett Bassani F4). Também pilotos do time liderado por Eduardo Bassani, Pedro Lima é o quarto, com 110, e Pedro Lins é o quinto, com 86.

 

BRB Fórmula 4 Brasil, temporada 2025
GP Interlagos Fórmula 4 (evento extracampeonato)
Corrida 3, resultado final

1º – Filippo Fiorentino #135 (TMG Racing), 9 voltas em 16min05s531
2º – Pedro Lima #188 (Starrett Bassani F4), a 4s242
3º – Pietro Mesquita #59 (TMG Racing), a 6s027
4º – Rafaela Ferreira #18 (Cavaleiro Sports), a 6s807
5º – Pedro Lins #26 (Starrett Bassani F4), a 11s058
6º – Cadi Baptista #41 (TMG Racing), a 11s572
7º – Celo Hahn #00 (TMG Racing), a 13s183
8º – Renzo Barbuy #31 (Starrett Bassani F4), a 15s347
9º – Enricco Abreu #29 (Cavaleiro Sports), a 15s954
10º – Christian Helou #33 (Starrett Bassani F4), a 16s871
11º – Elias Barbosa #21 (Cavaleiro Sports), a 25s026
12º – Ciro Sobral #71 (Starrett Bassani F4), a 38s077
13º – Federico Díaz #23 (TMG Racing), a 1min06s740

Read Previous

Calculadora de Eficiência Hídrica coloca Brasil na vanguarda da construção sustentável