Jornal de Campinas

FITec integrará novo Centro de Inteligência Artificial Aplicada sediado na Unicamp

Unicamp entrada

O Brazilian Institute of Data Science (BIOS) é um dos seis novos Centros de Inteligência Artificial Aplicada (CPAs) aprovados pela chamada pública da FAPESP, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil. A FITec atuará com sua expertise nas áreas de Inteligência Artificial e Transformação Digital para atender diversos setores, entre os quais os de saúde e agro, facilitando o acesso das empresas a tecnologias e soluções.

A FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas integrará o Brazilian Institute of Data Science (BIOS), um dos seis novos Centros de Inteligência Artificial Aplicada (CPAs) aprovados pela chamada pública da FAPESP, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Esses CPAs se dedicarão ao desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial. Os seis centros estão sendo instalados nos estados de São Paulo (Campinas, São Carlos e São José dos Campos), Minas Gerais, Bahia e Ceará.

O Brazilian Institute of Data Science (BIOS) terá como sede a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp) e seu foco será nas áreas de diagnósticos médicos voltados à saúde da mulher, agricultura de precisão, otimização do uso de recursos agrícolas, entre outras.

0d5637ca5b81249e9437b9912098f9e5 medium

Instalação da FITec em Campinas

Esse CPA contará com mais de 120 pesquisadores da Unicamp e de diversas instituições parceiras. Além da FITec, farão parte do BIOS a Fiocruz-RJ, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a UFABC, a UFAM, USP – Ribeirão Preto, e o CPQD. Também contará com a parceria de empresas, como o Hospital Israelita Albert Einstein, a Motorola, a Binder, o Vera Cruz, a IBM e o Polo Digital.

A FAPESP, o MCTI e o CGI.br disponibilizarão R$ 1 milhão por ano para cada um dos novos centros por um período de até 10 anos. Valor idêntico será aportado pelas empresas parceiras, totalizando R$ 20 milhões por centro.

“No Brazilian Institute of Data Science (BIOS), a FITec atuará fortemente nas áreas de Inteligência Artificial e Transformação Digital, atendendo diversos setores, entre os quais os de saúde e agro, facilitando o acesso das empresas a tecnologias e soluções”, explica José Luis Oliveira de Souzapresidente executivo da FITec.

0672e4ca8a3d040d620724749081cf7f medium

José Luis Oliveira de Souza, presidente executivo da FITec.

Read Previous

Ilha da Madeira é o lugar perfeito para long stays

Read Next

NB Steak Campinas aposta no delivery de carnes congeladas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *