Jornal de Campinas

Ilha da Madeira é o lugar perfeito para long stays

Destino português tem inúmeras atrações e até programa para nômades digitais

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, conta com apenas 741 quilômetros quadrados. Sua ilha vizinha, Porto Santo, é ainda menor: tem 42,5 quilômetros quadrados. Isso significa que o arquipélago inteiro é menor que o Distrito Federal brasileiro. No entanto, esse local tão pequeno no mapa tem atraído cada vez mais viajantes para as chamadas long stays, ou “estadias prolongadas”, que podem ser de duas semanas ou até dois meses.

Na verdade, a pequena extensão territorial madeirense torna-se uma vantagem para quem conhece este paraíso, que fica a 500 quilômetros da costa africana. Isso porque as distâncias entre as inúmeras atrações do destino são curtas, e é possível explorar tudo sem trocar de hospedagem. De fato, leva-se menos de 1h20 para ir da ponta leste até a extremidade oeste da Ilha da Madeira – tempo que muitos brasileiros passam no trânsito das grandes cidades diariamente entre suas casas e trabalhos.

Mas o que há para conhecer na ilha, conhecida por seu eterno clima de primavera? A resposta é um sem-fim de atrações. Funchal, a capital madeirense, tem um Centro Histórico charmoso, repleto de construções que ajudam a contar os 600 anos do arquipélago. Há também inúmeras lojas, restaurantes e museus pela cidade.

Além da capital, encontram-se outras adoráveis vilas, como Câmara de Lobos, onde fica o Cabo Girão, um mirante que garante uma vista deslumbrante e a sensação eletrizante de olhar para o mar abaixo de si pelo chão de vidro de sua plataforma, ou Santana, que tem as famosas casas típicas de pedra com formato triangular e telhado de colmo.

A Ilha da Madeira ainda esbanja diversas belezas naturais, que incluem jardins com plantas e flores do mundo todo, piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas, praias de cascalho, montanhas verdejantes, riachos e uma floresta úmida que só existe nessa região do mundo. Uma boa forma de conhecer tamanha beleza é percorrendo uma das mais de 30 trilhas demarcadas da Madeira, que podem ser realizadas por pessoas de diferentes condicionamentos físicos.

O destino também é conhecido por sua tradição vinícola. A ilha produz um dos vinhos mais famosos do mundo, o Vinho Madeira, e os visitantes podem não só participar de degustações ou prová-los durante as refeições, mas também conhecer diferentes vinícolas e adegas.

Completando o leque de atrações da Madeira que atraem visitantes para as long stays está Porto Santo, a segunda ilha habitada do arquipélago, que conta com 9 quilômetros ininterruptos de praia de areia dourada e mar azul-turquesa. Lá também ficam luxuosos resorts de verão, deliciosos restaurantes e a adorável Vila Baleira, onde um dia viveu o navegador Cristóvão Colombo.

Com isso, há muitos lugares a atividades para curtir no destino por quanto tempo durar a viagem. Para estimular ainda mais as longas viagens para a ilha, a Madeira conta com o projeto Nômades Digitais Madeira, lançado em fevereiro de 2021, e que já recebeu cerca de 2 mil nômades digitais, 15 dos quais eram brasileiros que já viviam na Europa e que desejavam permanecer na ilha em trabalho remoto.

Fruto de uma parceria entre o governo local, a startup Madeira e Gonçalo Hall, digital nomadism consultant, o projeto montou uma vila onde esses hóspedes podem trabalhar em Ponta do Sol. Com 8 mil habitantes, o paraíso na costa sul da Madeira tem esse nome por ser considerado o local mais quente da ilha e é perfeito para aproveitar um belo dia de sol com tranquilidade, rodeado por natureza e com fácil acesso ao mar. O Centro Cultural John de Passos abriga o ambiente de trabalho criado para a iniciativa.

O espaço está aberto das 8h às 22h e conta com diversas facilidades gratuitas, como mesas e cadeiras, internet ilimitada e eventos de socialização entre os participantes. A previsão é que tenha um impacto muito positivo na economia local com o aumento do consumo no comércio, diante da redução do número de turistas devido à pandemia.

Para saber mais sobre o projeto, acesse https://digitalnomads.startupmadeira.eu/.

Read Previous

Live do Mágicos sem Fronteiras beneficiará MAE Maria Rosa e Hospital Maternidade de Campinas

Read Next

FITec integrará novo Centro de Inteligência Artificial Aplicada sediado na Unicamp

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *