Prefeito Dário fala do esforço para a desburocratização imobiliária/Foto: Carlos Bassan
Com a presença do prefeito de Campinas e secretários municipais, o fórum reuniu investidores, desenvolvedores e líderes regionais para perspectivas de investimento e oportunidades do mercado imobiliário.
Dário Saadi lembrou também que quando assumiu a prefeitura havia uma fila por habitação popular – a chamada fila da Cohab – de 42 mil pessoas. “Nós mudamos a legislação de aprovação de empreendimentos de interesse social, nós avançamos muito na regularização fundiária. A fila hoje está em 18 mil pessoas, com uma chance real de baixar para menos de 15, 14 mil nos próximos meses, com ações que nós estamos fazendo constantemente”, afirmou o prefeito.
O prefeito disse que a Prefeitura está também em um processo de discussão importante para a cidade e para o mercado imobiliário. “Estamos com um projeto de lei já protocolado na Câmara de Campinas que cria um grande distrito de inovação na cidade, com quase 18 milhões de metros quadrados chamado Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, na região do distrito de Barão Geraldo, com uma proposta de urbanismo que inclui a área de tecnologia, desenvolvimento sustentável e também habitação e uso misto, que será um avanço importantíssimo”, explicou.
Por último, o prefeito lembrou dos desafios em relação à melhoria do centro da cidade e de duas leis importantes: a lei do Retrofit – que chega a dar 11 anos de isenção de IPTU para reformas –, e a lei de incentivos fiscais – há 83 atividades que, no centro de Campinas, em que foi reduzido o INSS para o mínimo (2% que a lei federal permite). E citou o esforço grande que está sendo feito em relação a melhoria do Centro de Campinas.
No encontro, estiveram presentes também o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini.
O evento
O evento contou com um panorama e duas discussões. A primeira abordou o tema “como está o apetite dos investidores para o interior de SP?”. Entre os assuntos expostos, destacam-se o panorama do mercado, desafios e estratégias para os próximos meses, investimentos, inovação, perfil de consumo e novos produtos.
Em seguida, houve uma debates sobre “onde estão as oportunidades para novos desenvolvimentos e aportes?” que abordou tendências, projetos residenciais, cenário eleitoral e mudanças demográficas.
Em discussão simultânea, o evento trouxe tendências, estratégias e inovações em loteamentos. Este debate contemplou quais estados e cidades apresentam as melhores oportunidades, cenários de captação de recursos, inteligência de mercado para novos projetos e Regime Especial de Tributação.