A companhia iTeatro No Mundo da Lua apresenta a peça O Grande Mágico no dia 18 de outubro (terça-feira) às 14h no Centro Cultural Casarão, localizado na rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Barão Geraldo, em Campinas. Concebido para público de todas as idades, o espetáculo remonta um dos primeiros trabalhos de Valdo Matos – uma mescla de palhaçaria com artes mágicas e celebra a história de amor do ator e palhaço com os palcos desde 1979. No palco, um microfone e uma grande mala dão suporte aos efeitos de ilusionismo revelando o palhaço Orvalho (Valdo Matos), mágico atrapalhado e gracioso. A peça tem co-direção de Luiz Peres, trilha original de Arturo Cussen, iluminação de Maíra Prates e cenários e adereços confeccionados pela iTeatro No Mundo da Lua.
Estímulo ao teatro e à leitura
A apresentação é aberta ao público interessado e contará com parte da plateia formada por espectadores alunos de escolas municipais de Campinas. Como ingresso, a companhia convida o público a realizar doações de livros que serão destinados a bibliotecas comunitárias do estado de São Paulo. Ao doar um exemplar, o público recebe em troca um marcador de página de livro personalizado.
Esta apresentação faz parte do projeto Trajetória iTeatro no Mundo da Lua contemplado pelo Prêmio por Histórico de Realização em Teatro da Secretaria de Estado da Cultura, em reconhecimento aos 30 anos de trajetória artística da companhia. Outros dois espetáculos da companhia compõem a mostra e já foram apresentados em Campinas e Piracicaba e serão apresentados também em Araras.
O prêmio foi concedido por meio do edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc – ProAC LAB Nº 44/2021, com recurso advindo do Governo Federal, através do Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto tem a produção executiva e financeira de Wannyse Zivko (Arte & Efeito Produções Artísticas).
Fundada em 1992 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci, iTeatroa No Mundo da Lua dedica-se à pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais resultados da investigação sobre a inter-relação de linguagens do clown/palhaço, do teatro de animação/bonecos e das máscaras. As peças que integram o projeto “O Grande Mágico”, “Cada Um” é “Um e A Árvore e a Aranha” marcam diferentes momentos da trajetória da iTeatro No Mundo da Lua e estão sendo apresentadas em Campinas, Piracicaba e Araras.
Apresentação no Boldrini
O espetáculo A Árvore e a Aranha, por exemplo, uma adaptação do texto que o escritor Rubem Alves escreveu especialmente para as crianças do Centro Infantil Boldrini, foi apresentado com sucesso no hospital referência no tratamento de câncer em crianças no dia 23 de setembro. “Estar ali naquele espaço compartilhando de boas fantasias com crianças, médicos e técnicos do local foi sem dúvida nenhuma uma das mais ricas experiências que tive ao longo destes 40 anos de trajetória artística. A apresentação teve ainda outro significado de grande potência pois faziam parte da plateia, junto às crianças, médicos e técnicos do local os dois filhos do escritor Rubem Alves , Raquel e Sérgio que se encantaram com a apresentação que espero poder repetir outras vezes lá”, conta Valdo.
A Dra. Silvia Brandalise, fundadora do Centro Infantil Boldrini, também assistiu ao espetáculo e ao final foi brincar com os bonecos da peça.
SERVIÇO:
O Grande Mágico
18/10 às 14h – Centro Cultural Casarão do Barão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, S/N – Barão Geraldo)
Entrada franca ou troca de 1 livro por 1 marcador de página de livro