Jornal de Campinas

Jornada do Patrimônio chega a 40 municípios em todo o Estado

Jundiaí, Oficinas da CIA Paulista de Estradas de Ferro/divulgação

Jornada do Patrimônio

Abrindo as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia a 5ª edição da Jornada do Patrimônio do Estado de São Paulo. Com o tema “Ferrovias”, o evento realiza atividades gratuitas em 40 municípios entre os dias 2 e 4 de agosto, promovendo o resgate da memória do sistema ferroviário paulista.

 

Neste ano, o evento leva programação artística para espaços históricos, com o foco na importância das ferrovias. A antiga malha ferroviária representa não apenas um meio de transporte, mas um motor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Um meio não só de locomoção, e sim de histórias, vivências, trocas e experiências.

 

“Uma vez que o sistema ferroviário conectava mercadorias e pessoas, ele permitiu um rico intercâmbio cultural dentro do estado. Neste ano, a Jornada vai fazer o resgate dessas histórias que, por meio das rodovias, marcaram a história de São Paulo”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

Além da capital paulista, a Jornada do Patrimônio chega aos municípios de Bananal, Botucatu, Brodowski, Chavantes, Cubatão, Ourinhos, Santa Bárbara D’oeste, Tupã, Araraquara, Bauru, Biritiba Mirim, Casa Branca, Descalvado, Echaporã, Jaboticabal, Jaguariúna, Jundiaí, Mairinque, Mogi Das Cruzes, Pindamonhangaba, Queluz, Santa Rita Do Passa Quatro, Santana De Parnaíba, Taubaté, Santos, Águas Da Prata, Caieiras, Campinas, Campos Do Jordão, Cardoso, Cosmópolis, Cruzeiro, Guararema, Santo André, Araçatuba, Ribeirão Preto e Sorocaba.

 

Confira a programação em Campinas e Jundiaí:

CAMPINAS

Cantando e Contando pelos Trilhos
Com Coruja em Cena

Dois artistas do grupo Coruja EmCena se unem para uma intervenção teatral inesquecível. Eles trarão à vida a rica história dos trens e das ferrovias no Brasil através de uma abordagem divertida e lúdica. Com músicas envolventes, histórias fascinantes e desafios interativos, o espetáculo promete encantar e educar o público. Eles combinam suas habilidades únicas para criar uma experiência cultural vibrante e educativa. Imperdível para todas as idades!

Estação Anhumas – Rua Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1501 – Jardim Madalena. Dia 3, 14h30.

 

JUNDIAÍ

Oficina de conservação em edifícios tombados: como é a rotina nos prédios que são patrimônios do Estado de São Paulo?
Com Sarasá Estúdio

O que acontece do dia a dia de um edifício tombado é um ponto importante para a sua preservação. Isso inclui serviços simples como limpeza de pisos, manutenção de calhas, pintura, entre outros. Observar alguns detalhes ao realizar essas ações ou incluir pequenas mudanças nas rotinas pode prevenir que o edifício se deteriore e, mais importante, evita a necessidade de restauros. Esta ação irá apresentar quais são esses pontos, apresentando ferramentas que podem ser utilizadas na gestão de equipes de manutenção e limpeza que irão contribuir para cuidarmos e valorizarmos um prédio tombado.

9h – 12h

_ Sensibilização inicial sobre o que é patrimônio e a importância da preservação

_ Caracterização de materiais e técnicas construtivas sobre edificações ferroviárias históricas

_ Ações de manutenção e zeladoria dessa tipologia de edificações

14h – 16h

_ Apresentação de check-list para manutenção e zeladoria

_ Aplicação prática do check-list

Público alvo: gestores de contratos de conservação, manutenção e limpeza de edifícios tombados.

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e Museu dos Ferroviários – Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Unidade de Gestão de Cultura   Pte. de Campinas. Dia 2, das 09h às 16h.

Read Previous

Tecnologias de gestão e inovações são apresentadas em encontro da Cultura realizado em Campinas

Read Next

Fenômeno Blackpink tem 3 dias de apresentações no Cine Araújo