Jornal de Campinas

Aplicação do ‘Pisa para Escolas’ em SP começa nesta quinta-feira

Exame baseado em programa da OCDE vai mensurar níveis de proficiência em matemática, ciências e leitura para os estudantes na faixa etária de 15 anos

Entre esta quinta-feira (21) até terça-feira (26), escolas da rede estadual de São Paulo vão receber a aplicação do Pisa para Escolas, exame baseado no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em português), da OCDE. 

Com a avaliação, a Secretaria Estadual da Educação quer mensurar os níveis de proficiência em matemática, ciências e leitura entre os estudantes de 15 anos.   

O Pisa foi aplicado pela primeira vez no ano de 2000 para avaliar o sistema educacional de mais de 80 países, incluindo o Brasil. Enquanto o objetivo do Pisa é fornecer resultados em nível nacional e possibilitar um panorama do sistema de ensino de cada país, o Pisa para Escolas quer produzir resultados individuais das escolas, para embasar políticas públicas locais. 

Como será a prova?

A prova é digital e contará com itens de leitura, matemática e ciências, e mais 30 minutos para preencher um questionário contextual. 

Estes questionários procuram coletar informações sobre o histórico escolar, o contexto socioeconômico dos alunos, suas oportunidades, ambientes de aprendizagem, além do engajamento e atitudes dos estudantes com relação à aprendizagem e ao ambiente escolar. O Pisa para Escolas também mensura a percepção das relações entre professores e alunos.

Read Previous

Black Friday em 2019 deve movimentar 3,5 bi de reais no comércio eletrônico

Read Next

Black Friday: pesquisa aponta que consumidores brasileiros pretendem comprar em lojas físicas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *