Sinfônica de Campinas realiza dois concertos em igrejas

maio 27 • Arte e CulturaNenhum comentário em Sinfônica de Campinas realiza dois concertos em igrejas

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta dois concertos especiais e gratuitos neste fim de semana. O primeiro Concerto Especial será na Igreja São Pedro Apóstolo, no sábado, 31 de maio, às 20h; e o outro acontece no domingo, 1º de junho, às 20h, na Igreja Santa Rita de Cássia. A regência é do maestro e solista (violino) Paulo Henes. O repertório riquíssimo da música barroca com obras dos filhos do famoso Johann Sebastian Bach, considerado um dos mais importantes artistas da história da música.  

Programa:

  Regente: Paulo Henes (violino)   Johann Christoph Friedrich Bach: Sinfonia para cordas em ré menor, WFV I:3 Allegro Andante amoroso Allegro Assai   Johann Christian Bach: Sinfonia em sol menor, Op.6, No.6 WC 12 Allegro Andante più tosto adagio Allegro molto   Wilhelm Friedemann Bach: Adagio e Fuga em ré menor, F. 65 Adagio Allegro e forte     Carl Philipp Emanuel Bach: Sinfonia No. 4 em sol maior, H.666 Wq. 183 Allegro assai Poco andante Presto  

Regente  Paulo Henes (violino/Brasil)  

Iniciou seus estudos com Alberto Jaffé e posteriormente com Klaus Wüstof, Paulo Bosísio e Edson Queiroz. Formou-se pela Unesp em Bacharelado em violino na classe do mestre Airton Pinto. Iniciou suas atividades com o violino barroco em 1998, sob a orientação do professor Luís Otávio Santos. Foi aluno no Festival de Música Antiga de Juiz de Fora, do Curso de Música Barroca de Curitiba e do Curso de Música Barroca de Mateus em Portugal. Tocou em master classes no Brasil e no exterior para os professores: Sigswald Kuijken, Manfredo Kraemer, Adrian Chamorro, Marino Lagomarsino, Giuliano Carmingnolla e Vera Beths. Participou de grandes montagens da música barroca, como as óperas regidas pelo maestro e cravista Marcelo Fagherlande: “Barroco” em 2003, “Dom Quixote e a Duquesa” de J. B. Boismortier em 2005, “L’Orfeo” de C. Monteverdi em 2007, “Dido e Eneas” de H. Purcell em 2009 e “As Quatro Estações” também de J. B. Boismortier em 2016.   Com o violinista e regente Luís Otávio Santos gravou CDs da Orquestra Barroca do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e em 2018 do concerto de Páscoa – “A Paixão segundo São João” de J. S. Bach. Sob a regência de William Coelho tocou o “Réquiem” de W. A. Mozart em 2017. Como professor é formado em Licenciatura pela Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco e tem anos de experiência ministrando aulas para crianças e adultos. Foi professor de música na escola Waldorf Rudolf Steiner de 2004 a 2014. Atualmente é professor das escolas Waldorf Micael e Areté, e é o diretor artístico da Orquestra Arte Barroca.    

Serviço:

Orquestra Sinfônica de Campinas  

Data: 31 de maio

Horário: 20h

Local: Igreja São Pedro Apóstolo, Rua Maria Encarnação Duarte, 417 – Chácara da Barra  

Data: 1º de junho Horário: 20h

Local: Igreja Santa Rita de Cássia, Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670 – Nova Campinas  

Entrada gratuita

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?