
Defensoria Pública em Campinas_Fachada_Divulgação
Maio Verde: Defensoria Pública de SP alcança marca histórica de atendimentos e vive momento de expansão para novas cidades
Instituição celebra recorde de atendimentos, expansão de unidades e utilização de inovações tecnológicas em sua atuação, reforçando seu compromisso com o acesso à justiça para populações vulneráveis
O Dia Nacional da Defensoria Pública é celebrado em 19 de maio e a Defensoria Pública de SP tem motivos para comemorar! Em 2024, a instituição ultrapassou a marca histórica de 2,8 milhões de atendimentos realizados, alcançando 71% dos domicílios paulistas com renda de até três salários mínimos, público prioritário da instituição. Este mês, conhecido como Maio Verde, simboliza a esperança de um futuro mais justo e igualitário, alinhado com a missão da instituição.
Desde sua criação em 2006, a Defensoria Pública de São Paulo tem se expandido significativamente, tornando-se a maior do país em número de defensoras e defensores públicos, com 840 profissionais atuando em 48 municípios paulistas.
Recentemente, novas unidades foram inauguradas em Itapecerica da Serra, Suzano, Francisco Morato e Itanhaém, com planos de expansão para Barueri, Guaratinguetá, Sumaré e Taboão da Serra ainda em 2025. Além disso, novos prédios foram recentemente inaugurados em Marília, Santo André e Taubaté, proporcionando instalações mais modernas e acessíveis.
Além da instalação de unidades, a Defensoria Pública de SP tem feito um esforço para expandir seu atendimento jurídico à população vulnerabilizada incrementando o número de mutirões fora das unidades físicas, em temas como moradia, retificação de documentos de pessoas trans, reconhecimento de paternidade, direito do consumidor, educação e pessoas com deficiência, entre muitos outros, de modo a facilitar o acesso à instituição. Também foi criado e finalizado um Comitê de Atendimento à População em Situação de Rua, que debateu e propôs formas de aprimorar o atendimento especializado a esse público.
Inovação: Defensor.IA
Para potencializar ainda mais seu alcance e eficiência, a Defensoria Pública de São Paulo tem investido em inovações tecnológicas, como a implementação de uma ferramenta própria de inteligência artificial, chamada de Defensor.IA, desenvolvida para otimizar o atendimento jurídico, permitindo que a instituição ofereça informações claras e orientações sobre direitos e procedimentos legais.
Além de melhorar o atendimento ao público, o Defensor.IA foi implementado com o objetivo de agilizar processos internos e oferecer suporte eficiente a defensores e defensoras em suas atividades diárias. A solução é projetada para lidar com uma variedade de tarefas, desde resumo e análise de casos até a preparação para audiências, passando pela elaboração de documentos e cálculos de penas.
Conheça a Defensoria Pública
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo é uma instituição essencial à justiça que tem como principal missão garantir o acesso aos direitos de pessoas que não podem pagar por um advogado. Atuando de forma gratuita, a Defensoria presta orientação jurídica e defende judicial e extrajudicialmente cidadãos em situação de vulnerabilidade. Isso inclui desde questões familiares, como divórcios e guarda de filhos, até temas como moradia, saúde, violência doméstica, defesa criminal, infância e juventude, entre outros. Com defensoras e defensores especializados e comprometidos com a promoção da justiça social, a instituição busca assegurar que todos tenham voz e vez no sistema judiciário.
Além de atuar individualmente em processos, a Defensoria Pública também trabalha de forma coletiva e preventiva, promovendo mediações, mutirões e ações que buscam resolver conflitos antes que se tornem processos judiciais. Por meio de um trabalho técnico, próximo da população e voltado à transformação social, a Defensoria contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.