A Maternidade de Campinas começa uma campanha para a arrecadação de leite materno. O ideal para suprir com tranquilidade os 40 leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal (recém-nascidos) seria um estoque médio de 200 litros. Atualmente, o Centro de Lactação – Banco de Leite Humano da Maternidade – tem recebido cerca de 100 a 120 litros de leite por mês. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia.
O Banco de Leite começou o ano coletando 96 litros e, gradativamente, conseguiu aumentar os estoques para quase 154 litros em maio passado. No entanto, desde junho a quantidade doada está em queda, atingindo 127,7 litros em agosto. Preocupada, a Maternidade de Campinas inicia a campanha para estimular as doações.
A coleta de leite materno não se limita às mães que realizam partos na Maternidade de Campinas. Para abastecer o Banco de Leite Humano são retiradas as doações nas residências das mães que moram também em outros municípios.
Para ser doadora é necessário que a mulher seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O contato pode ser feito diretamente com o Banco de Leite pelo telefone (19) 3306-6039 para o preenchimento do cadastro.
O leite doado é transportado pelo Banco de Leite em caixas isotérmicas com gelo (geloc) e com controle de temperatura feito por termômetro digital.
Para ampliar essa coleta na região, o ideal seria que o hospital também tivesse um veículo exclusivo para isso. “O hospital precisa da ajuda da sociedade e da iniciativa privada para conseguir recursos para a compra de um novo veículo. Iniciamos uma série de campanhas para a arrecadação de recursos para esse fim”, explica o presidente da Maternidade de Campinas, Dr. Carlos Ferraz.