Jornal de Campinas

Médico traz orientações para cuidados com os bebês nestes dias mais secos

Mamãe cuida do bebê/Imagem Breastpump

Cuidados com os bebês

MAM Baby, especializada em produtos para cuidados infantis e conhecida por seu apoio à amamentação, promoveu recentemente uma conversa nas redes sociais para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com os bebês em períodos de tempo seco e de maior amplitude térmica. O encontro contou com a participação do pneumopediatra e parceiro da MAM, Dr. Thiago Caldi (@papaipediatra) e da cantora Gabi Luthai, que é mamãe de primeira viagem.

 

Segundo o Dr. Thiago Caldi, nessas condições, os bebês são especialmente vulneráveis a doenças devido ao sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o que os torna mais suscetíveis a infecções. “Nos dias mais frios e secos, essa vulnerabilidade é ainda maior, já que o final do inverno é marcado por um aumento nas infecções respiratórias, como resfriados, gripes, bronquites e pneumonias bacterianas”, explica o médico.

 

Além disso, Caldi ressalta que nesta época do ano o ar tende a ser mais seco, o que influencia diretamente na pele. “É comum nessa época ocorrer ressecamento em diversas partes do corpo. Por isso, recomendamos a hidratação”.

 

Outra dúvida recorrente das mães nesta época do ano foi referente ao uso de umidificadores de ar e aquecedores. A umidade ideal, por exemplo, é 50%, entretanto, em períodos mais secos como o ocorrido no final de agosto e início de setembro em grande parte do Brasil, ela pode chegar a 13% (segundo o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo). Neste caso, Caldi explica que os umidificadores a óleo são os mais indicados, por ressecarem menos as vias aéreas. Quanto ao uso de aquecedores / ar-condicionado, o médico recomenda mantê-los entre 23 e 24 graus, desde que os filtros estejam devidamente limpos.

 

A amamentação também foi destaque na conversa. Muitas mães têm receio de amamentar quando estão resfriadas, com medo de passar o vírus para o bebê. No entanto, Dr. Caldi esclarece que amamentar durante um resfriado não só é seguro, como também benéfico. “O leite materno transmite anticorpos, ajudando a proteger o bebê contra o vírus”, ressalta. Ele orienta que as mães tomem cuidados básicos, como o uso de máscara, higienização das mãos e roupas.

 

Por fim, o médico desmistificou a ideia de que, em dias secos, os bebês precisam mamar em intervalos menores. “A amamentação continua sendo fundamental e, para garantir que o bebê esteja bem alimentado e hidratado, os pais devem monitorar o peso e a quantidade de fraldas molhadas”, conclui.

 

A MAM Baby conta com a plataforma MAM Magazine em que traz diversas orientações valiosas para as mamães. Além disso, conta com uma série de conteúdos em seu Instagram e TikTok (@mambaby_br).

Read Previous

Viracopos conquista certificado da Anvisa de ‘Boas Práticas de Distribuição e de Armazenagem’

Read Next

Ceaflor celebra 5 anos e consolida-se como o maior mercado de flores e plantas do Brasil