Jornal de Campinas

Ministra Luciana Santos visita no CNPEM obras do Orion e novas linhas de luz do Sirius

Predio do Orion que sera conectado ao Sirius ficara pronto em 2027 Divulgacao CNPEM

Prédio do Orion, que será conectado ao Sirius/Divulgação_CNPEM

 

Projetos Orion e novas linhas de luz do Sirius integram Novo PAC e são financiados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do MCTI

 

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou nesta terça-feira (30) no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), as obras do novo complexo de laboratórios Orion e da expansão do acelerador de partículas Sirius, que recebe novas linhas de luz e estações de pesquisa. Os projetos integram o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e são financiados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Visita no CNPEM obras do Orion e novas linhas de luz do Sirius/Divulgação

O Orion e o Sirius fazem parte da estratégia do governo federal para fortalecer a ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Durante a agenda, Luciana Santos destacou a relevância do Orion, que será o primeiro laboratório NB4 do mundo conectado a linhas de luz de um acelerador de partículas, o Sirius.
A ministra ressaltou que a infraestrutura inédita representa um avanço decisivo para a soberania científica e tecnológica do Brasil, permitindo que o país esteja preparado para responder a futuras epidemias com mais rapidez no desenvolvimento de medicamentos, vacinas e tratamentos.“ O governo Lula está trabalhando para se antecipar às pandemias e garantir soluções que melhorem a vida do povo brasileiro”, afirmou a ministra.

O diretor-geral do CNPEM, Antonio José Roque, destacou a importância da visita e do apoio do MCTI. “Foi muito importante receber a ministra Luciana e sua equipe. Ela veio acompanhar o andamento da fase 2 do Sirius e das obras do Orion, além de conhecer outros projetos relevantes em áreas como energias renováveis, transformação da biomassa, saúde e equipamentos médicos, em parceria com o Ministério da Saúde. O apoio do MCTI e do governo federal tem ajudado a transformar o Brasil, trazendo soberania e soluções para os desafios da sociedade.”
Além de José Roque, participaram pelo CNPEM os diretores Maria Augusta Arruda, diretora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio); Harry Westfhal Jr., Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS); Mario Murakami, diretor do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR); James Francisco Citadini, diretor-adjunto de Tecnologia ; e Sérgio Rodrigo Marques, diretor-adjunto de Infraestrutura.
Após a visita ao CNPEM, onde percorreu as instalações do Sirius e as obras do Orion, a ministra também esteve no CPQD, também em Campinas.

 

Read Previous

Terminal Rodoviário de Campinas promove espetáculos de dança em parceria com o Sesc

Read Next

Conheça sinais e sintomas de alerta para intoxicação por metanol