Jornal de Campinas

Mostra de Cinema Chinês tem mais esta semana de programação em Campinas

Mostra de Cinema Chinês vai até sexta 29, na Sala Umuarama, da CPFL/Divulgação

No mês que celebra a cultura chinesa no Brasil, a Mostra que é gratuita promove visibilidade e acesso à rica linguagem cinematográfica do país


A Mostra de Cinema Chinês tem mais uma semana de apresentações presenciais em Campinas. A programação é gratuita e segue até sexta, 29 de setembro, na Sala Umuarama do Instituto CPFL, em Campinas, sempre às 19h. As sessões  presenciais da Mostra contam com janela de libras, para maior acessibilidade aos filmes. As sessões acontecem hoje/segunda (25), terça (26), quarta (27) e sexta (29), não é necessário reserva de ingressos.

Nesta semana serão exibidos os filmes: ‘O Clã das Adagas Voadoras’ (25/9), um dos grandes longas de Zhang Yimou, o premiado ‘Minha Doce Amarga Taiwan’ (26/9), de Zheng Dongtian, a obra-prima ‘O Carteiro das Montanhas’ (27/9), de Huo Jianqi e o singelo ‘Nenhum a Menos’ (29/9), outra produção do celebrado Zhang Yimou, talvez o cineasta chinês mais conhecido da última década.

A Mostra de Cinema Chinês é anual e faz parte da 7ª edição do festival Intercâmbio Brasil-China, promovida pelo Instituto CPFL durante o mês de setembro, em que é comemorada a cultura Chinesa no Brasil.

A curadoria selecionou obras clássicas e contemporâneas, uma oportunidade de acesso a produções pouco disponíveis e de longas-metragens que ainda não tinham tradução no Brasil. Além de oferecer acessibilidade para todo país, com filmes que poderão ser vistos on-line, inclusive em regiões onde não há salas de cinema.

Mostra em Campinas


A Mostra presencial acontece no Instituto CPFL, na Sala Umuarama. Nela, a programação traz outro ponto de vista do cinema Chinês, exibindo oito filmes da chamada 5ª geração de cineastas, do final dos anos 90 e meados de 2000, alguns destes já conhecidos e renomados. Obras que merecem serem vistas ou revistas sob uma nova perspectiva.


A programação completa pode ser consultada pelo público em www.mostradecinemachines.com.br. Todos os filmes nas sessões presenciais terão intérprete em libras.

Mostra on-line


A programação em ambiente on-line exibe um resgate histórico, com cinco obras clássicas e icônicas dos primórdios da cinematografia chinesa.

Celebrando o aniversário de 100 anos do cineasta Xie Jin – considerado um dos maiores cineastas e diretores da história do cinema chinês, duas de suas obras iniciais serão, pela primeira vez, traduzidas para o português: “Jogadora de Basquete nº 5”, filme que lhe deu projeção nacional e “Grande Li, Pequeno Li e Velho Li”, comédia reverenciada pelos chineses até os dias atuais.  

Outros três clássicos da 1ª e 2ª geração do cinema chinês, também pela primeira vez legendados para a língua portuguesa, completam a programação: o épico “A Longa Estrada”, de Sun Yu, a comédia genial “Viva a Senhora!”, de Sang Hu, e o pioneiro do terror Chinês “Sons na Meia-noite”, de Ma-Xu Weibang.

Os filmes que compõem a programação on-line estarão disponíveis pelo site. A Mostra on-line tem acesso livre e proporciona alcance nacional ao público interessado.

Curadoria

A curadoria da Mostra de Cinema Chinês é assinada por Ale Amazonia e Lucas Chen, dois brasileiros da área cultural com forte relação com a cultura chinesa.

Ale é produtor cultural, músico e escritor, morou na China por 8 anos onde atuou especialmente na música e cinema. Também é responsável por um projeto de intercâmbio cultural entre Brasil e China, focado em residências artísticas e coproduções entre artistas brasileiros e chineses. 

Lucas Chen é conselheiro do Centro Popular de Cultura da União Municipal de Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), coordenador da Mostra de Cinema Chinês em São Paulo – Chinaflix e do Podcast Chinacast.

Read Previous

Artigo: Registro da ‘marca Didi’ traz alerta para empreendedores e empresas

Read Next

Ciesp reúne cerca de 80 indústrias no lançamento do Facilita São Paulo