Jornal de Campinas

‘Nénão’ recebe prêmio Anamatra de Direitos Humanos

Gustavo “Nenão”

   Gustavo ‘Nénão’, grafiteiro reconhecido mundialmente por seus trabalhos artísticos e sociais, recebe o prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2016, pelo projeto voluntário realizado com a EMEFEJA Pierre Bonhomme, localizado em Campinas.

grafite2oficina_0546-edit

 Com suas técnicas e identidade própria, agregadas ao realismo, o campineiro ‘Nénão’ participou de projetos em diversas galerias ao redor do mundo, incluindo trabalhos corporativos e sociais de seu portfólio.

O prêmio, que é oferecido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), elegeu os melhores projetos nas categorias Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). O projeto de Nénão, intitulado ‘Grafitti na Escola’, foi contemplado na categoria Programa TJC, que tem como objetivo incluir os temas abordados no ensino de jovens e adultos

Seus trabalhos artísticos e sociais são reconhecidos nacional e internacionalmente, em especial no resgate de jovens em situação de risco e que cumprem medidas socioeducativas. “A arte, de modo geral, abrange muita gente, com faixa etária e pensamentos diferentes. O trabalho com graffiti é interessante por que ele estimula sua visão e te permite lapidar uma expressão, sua maneira de enxergar. É uma forma de linguagem que nos incentiva a ir além da fala, escrita ou do olhar, o que gera uma reflexão que fica provada nos trabalhos, cada um com uma essência própria”, diz Gustavo ‘Nénão’.

Com projetos registrados em 11 países, a convite da primeira-dama norte americana, Michele Obama, o artista foi o único brasileiro a integrar o WAT-AAH! Taking Back the Streets – campanha que visa combater a obesidade infantil, em 2015. Além disso, ele é embaixador da Casa Ronald McDonald Campinas, que hospeda crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o câncer, foi campeão do concurso Viracopos Grafitti e já desenvolveu trabalhos com grandes marcas.

Sobre o artista

Formado em Publicidade e Propaganda pela PUC – Campinas, Gustavo ‘Nénão’ desenvolve trabalhos com graffiti desde 1994. A partir de um hobby, sua carreira profissional teve início em 2003 e, desde então, já fez projetos para grandes marcas, além de países como Chile, Bolívia, Argentina, Espanha, Holanda, Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Itália e USA que se renderam aos seus traços e cores. Embaixador da Casa Ronald McDonald, suas obras contribuem com a arrecadação de recursos para a instituição, que hospeda crianças e acompanhantes durante o tratamento contra o câncer.

 

Read Previous

Praça Osvaldo Aranha será iluminada

Read Next

IPTU: Prefeitura emite 6,5 mil carnês com vencimento em 15 de dezembro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *