Presidente do Ciesp, Rafael Cervone, afirmou no evento que o incentivo à participação das mulheres e dos jovens é uma das metas da entidade.
A solenidade de posse da Diretoria Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e de seu conselho para o quadriênio 2022-2025, realizada nessa terça – 6 de setembro, no auditório da sede em Campinas, foi marcada por homenagens e pela reflexão sobre o papel estratégico da indústria, como indutora de desenvolvimento econômico e geradora de novas tecnologias para o País. Presente no evento, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, destacou a importância do incentivo da entidade para a participação de novas lideranças, principalmente mulheres e jovens. Empossados para o novo período, o diretor titular do Ciesp-Campinas, José Henrique Toledo Corrêa e os vice-diretores Valmir Caldana e Stefan Rohr, homenageram os industriais que contribuíram para o desenvolvimento da entidade ao longo dos seus 73 anos de fundação.
Participaram da solenidade de posse, o diretor titular da gestão anterior, José Nunes Filho, os prefeitos de Campinas, Dário Saadi e de Jaguariúna, Gustavo Reis e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, comentou sobre a participação e colaboração efetiva do Ciesp-Campinas na modernização da lei de incentivos do município. “Hoje somos uma cidade mais competitiva graças a essa união do poder público com as entidades”. Saadi destacou ainda a parceria e apoio da gestão anterior de
José Nunes Filho e desejou sucesso à nova diretoria da entidade.
O presidente do Ciesp, Rafael Cervone, afirmou em sua mensagem que o Ciesp estadual está completando 94 anos (fundado em 28 de março de 1928). Comentou a história da carta enviada naquela época, pelo empresário Francisco Matarazzo, à sociedade paulistana, mencionando a importância da criação de uma associação de indústrias no Estado de São Paulo, em razão da primeira revolução industrial.
“Atualmente vivemos outro momento de transformação, com a quarta revolução industrial e agora, depois do Covid, cresce a importância da indústria para o desenvolvimento do País”, acrescentou Cervone, chamando à reflexão da indústria para esse momento.
Cervone acrescentou que o Ciesp-Campinas tem grande responsabilidade pela sua forte atuação, porque é referência para as outras 41 regionais do Estado.
O diretor José Nunes Filho, agradeceu pelo apoio durante o período de 11 anos, que esteve à frente do Ciesp-Campinas, tanto por parte dos associados, como junto ao poder público. Nunes destacou a liderança do novo diretor titular José Henrique Toledo Corrêa, que foi seu vice-diretor.
Gestão e Metas – José Henrique Toledo Corrêa, como diretor titular empossado, fez um resumo histórico da criação de novas lideranças na Regional Campinas, a partir da fundação em 13 de maio de 1991, do grupo de jovens empresários – Gênese, do qual foi um de seus presidentes. Nesse sentido, Corrêa enalteceu a formação de novas lideranças.
Já como Diretor do Ciesp Estadual, ele mencionou a geração de mais de R$ 400 milhões, através da realização das rodadas de negócios.
O novo diretor afirmou que a equipe de colaboradores do Ciesp-Campinas é fundamental para a busca constante de realizações de novos serviços e produtos. “A motivação faz a diferença e o nosso papel é buscar soluções para as empresas e fazer a coisa acontecer”, acrescentou.
Os vice-diretores, Valmir Caldana, na área jurídica e Stefan Rohr na de meio ambiente, atuam na entidade regional desde 1999.
Homenagens – Foram homenageados pelos serviços prestados à entidade, os industriais e executivos, Antônio Carlos Meduna, Danilo Zorzetto, José Mira, José Nelson Salveti, José Roberto Morato, Lester Jacomin, Luis Corvini, Ricardo Bataglia e Silvia Luna.
Perfil – A Diretoria Regional do Ciesp em Campinas foi fundada em 16 de dezembro de 1949. Atualmente o Ciesp-Campinas conta com 548 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região. Conjuntamente o faturamento anual das associadas é de R$ 52 bilhões. Essas empresas somadas empregam 97.894 funcionários. Entre as associadas ao Ciesp-Campinas 42% são exportadoras.