Jornal de Campinas

Nutricionista indica a dieta adequada para atletas que participam de corridas 

Corrida GoodRun/Foto: Rodrigo Rio Branco

As orientações são para o dia da corrida, véspera e mês de preparação 

A preparação adequada é fundamental para a prática de qualquer atividade física, principalmente para os praticantes de provas de corrida. Além de estar em dia com o acompanhamento médico, é recomendada uma dieta adequada, antes e após as competições, para garantir energia, resistência e recuperação.

De acordo com a nutricionista do GoodBom Supermercados, Glaucia Balardini, em todo o processo da corrida, os atletas devem considerar uma dieta equilibrada, que inclua uma variedade de alimentos ricos em carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais. 

“Não adianta passar na primeira loja de suplementos e comprar todo o estoque, o ideal é ajustar corretamente a alimentação, ou seja, comer certo, comida de verdade”, orienta Glaucia.

Para auxiliar os atletas e competidores, a profissional disponibiliza algumas dicas que podem contribuir para melhor o desempenho:

Um mês antes da corrida

No mês que antecede a corrida, o ideal é ajustar corretamente a alimentação para garantir um aporte adequado de nutrientes para o treinamento, sem pular refeições e evitando frituras, alimentos ricos em sal e açúcar, produtos industrializados e gordura. É preciso ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, fibras, frutas, legumes e verduras, além de banana, para evitar cãibras.

Durante os treinos
No pré-treino (50 minutos antes), o ideal é uma refeição com carboidratos integrais e complexos para manter o aporte de energia. Pode ser um copo de suco natural e um sanduíche com duas fatias de pão integral e queijo branco, sem esquecer de beber água. Se o treino durar mais de 1h30, é permitido consumir uma mistura de 2 colheres de sopa rasas do suplemento maltodextrina em 500 ml de água, 40 minutos após o seu término.

Véspera da Corrida

Além da hidratação, os corredores devem optar por uma refeição rica em carboidratos, proteínas magras e fibras, evitando alimentos pesados que possam sobrecarregar o sistema digestivo como frituras, doces e condimentos. Nessa situação são indicadas, por exemplo, frutas, verduras, legumes, arroz, feijão e filé de frango grelhado. 

Dia da Corrida

Na primeira refeição do dia deve-se evitar leite e café, preferindo sucos e chás, além de granola, pão integral com queijo branco e alface ou um patê com iogurte natural, atum e cenoura ralada. Essa refeição deve ser feita 1h40 antes da corrida. Além disso, o jantar do dia anterior deve ocorrer até às 18h00.

Fracionamento da Água

Uma dica importante é não beber muita água meia hora antes do início da corrida, para não “pesar” no estômago. A partir deste momento, a orientação é ingerir água de forma fracionada, em menores quantidades e também durante o percurso da corrida.

Pós-Corrida

A recomendação é para uma refeição que combine carboidratos para repor o glicogênio, proteínas para reparo muscular e antioxidantes para combater os radicais livres. Uma boa escolha seria uma salada com proteína magra ou uma refeição leve com arroz integral, vegetais e frango grelhado.

Importância da Hidratação

Após a corrida é importante beber muita água para repor a hidratação e auxiliar na recuperação muscular. Até 30 minutos após a conclusão do percurso, isotônicos, água de coco e um bolo simples ajudam na hidratação e recuperação da glicose.

Good Run

O GoodBom Supermercados abriu as inscrições para a segunda edição da corrida Good Run, que será realizada no dia 17 de setembro, a partir das 08h, em Sumaré (SP).

Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 10 de setembro de 2023 no link: https://drive.google.com/file/d/1R07u9o-TgkcYOYQCWOXDjXILJzpmNjJn/view

Corrida GoodRun_Foto Rodrigo Rio Branco

Read Previous

Prazo para regularização de obras em Campinas pela “lei do puxadinho” termina em 11 de setembro

Read Next

Seminário de Gestão Municipal da Facamp tem presença de gestores públicos da RMC