Cena da peça O Caminho do Sol/_Foto: Fernanda Albino @fernandafotograf
O Núcleo Vamos, coletivo teatral da cidade de Vinhedo, traz a peça “O Caminho do Sol” com ingressos gratuitos às 18 horas desta segunda-feira, dia 23 de setembro, na 25ª edição do FEIA (Festival do Instituto de Artes da Unicamp). A apresentação será realizada e no auditório do Instituto de Artes da Unicamp, localizado na Rua Elis Regina, 50 – Cidade Universitária, em Campinas.
O espetáculo conta a história do Caminho de Peabiru, uma rota milenar que ligava o oceano Atlântico ao Pacífico e cujo os registros datam de mais de nove mil anos. Hoje, poucos trechos desse caminho estão preservados e o “Núcleo Vamos” arrisca-se a desenhar, por meio de coralidades da cena, novos caminhos possíveis.
“O Caminho do Sol é um convite a caminhar por trilhas de um tempo passado de forma não colonialista. Propomos, no espetáculo, um ponto de vista crítico sobre a exploração das terras de pindoramama e, com muita música e movimento, mergulhamos em nossas memórias do chão e do céu”, diz Maria Clara, uma das diretoras do Núcleo.
A narrativa aborda também temas relativos à especulação imobiliária, disputa territorial e desastres ambientais causados pela mineração e exploração do solo. O tema da água aparece costurando a dramaturgia tanto no que tange à espiritualidade, quanto à escassez de recursos.
Os ingressos devem ser retirados com 60 minutos de antecedência e a apresentação contará com intérprete de libras.
Por que em Campinas?
A escolha de apresentar em Campinas não é por acaso. Alguns estudos arqueológicos e documentações históricas afirmam que o caminho de Peabiru passava pela região: um dos pontos iniciais da rota seria na cidade de Cananéia, litoral de São Paulo, dali o caminho adentraria o território de onde hoje é o interior do estado de São Paulo, seguindo então para o estado do Paraná até chegar à Cordilheira dos Andes e alcançar a Costa do Pacífico.
Grupo
O Núcleo Vamos foi formado no início de 2022 com a ideia de criar um espaço fértil para pesquisa de coralidades na cena, aprofundando os estudos em corpo e sonoridades. O grupo já participou do 7° Festival Nacional de Passos, em Minas Gerais, com o espetáculo “O Caminho do Sol” e ganhou o prêmio de segundo lugar no 28° FESTEVI (Festival de Teatro de Vinhedo), também com esta obra.
No repertório, o grupo conta ainda com a peça “Por Elise”, da escritora Grace Passo, e está trabalhando na montagem do terceiro espetáculo.
SERVIÇO:
Evento: Apresentação gratuita do espetáculo “O Caminho do Sol”
Local: Auditório do Instituto de Artes da Unicamp, na Rua Elis Regina, 50 – Cidade Universitária, Barão Geraldo, em Campinas
Data e horário: Segunda, dia 23 de setembro, às 18 horas
Informações: www.instagram.com/nucleovamos/