Jornal de Campinas

Operação Tesla mira “gatos” de anergia elétrica

A Operação Tesla, de combate a fraudes e furto em Campinas, identificou 40 casos dos famosos “gatos” de energia elétrica em clientes comerciais e industriais no município. A ação, realizada pela CPFL Paulista e a Polícia Civil, nesta quarta-feira, 22 de maio, resultou em 18 flagrantes registrados e 19 pessoas foram conduzidas às unidades policiais.

A ação concentrou esforços para a inspeção e identificação de irregularidades em unidades consumidoras de diversos bairros da cidade como Centro, Satélite Íres, Jardim Myrian, Vila Mimosa, Taquaral, Cambuí, nos distritos de Joaquim Egídio e Barão Geraldo, entre outros. O objetivo é coibir a prática de fraude e furto, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clientes da distribuidora.

A Operação Tesla envolveu 11 delegacias — sendo 42 policiais da polícia civil — e 45 colaboradores da concessionária, que identificaram os casos de fraudes e prestaram o apoio técnico necessário às forças policiais para a confirmação dos furtos. O alvo da ação foram instalações comerciais da cidade.

Fraude e furto de energia é crime

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também distribui para todos os consumidores, por meio das tarifas de energia elétrica, parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades.

Mais Fiscalização

A CPFL Paulista tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos. Em 2018, a empresa realizou 63,5 mil inspeções em Campinas, alta de 25,7% na comparação com as 50,5 mil executadas em 2017. Ao todo, a companhia encontrou 17,7 mil irregularidades no ano passado, recuperando 42,5 mil MWh de energia. O volume seria suficiente para abastecer um município com 23,6 mil habitantes por um ano.

Consumidores da CPFL Paulista podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo sitewww.cpfl.com.br/fraude, pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Read Previous

Maestro norte-americano e Sonia Rubinsky são destaques na OSMC

Read Next

“O Gato de Botas” e “Branca de Neve” são as atrações do Galleria Shopping, em junho

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *