O complexo da Concha Acústica “Benito Juarez”, na Lagoa do Taquaral, passou por revitalização e foi entregue no último dia 23 de dezembro. As obras foram executadas pela Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas, em parceria com empresas fabricantes de tintas.
As áreas externa e interna foram revitalizadas (concha, palco, escadas, arquibancadas, rampa de acesso, entre outros). As cores foram escolhidas pela equipe da Secretaria de Serviços Públicos, que cedeu mão de obra para a execução do serviço. Foram utilizados mais de 850 litros de tinta.
“Fizemos, com mão de obra da Secretaria, todo o trabalho de recuperação da infraestrutura da Concha. Ficou novinha”, comentou o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
A empresa Coral, do grupo Akzo Nobel, propôs a parceria com a intenção de homenagear o maestro Benito Juarez, que dá nome ao complexo, e também como um presente à população da cidade.
Maestro Benito Juarez
A lei que dá nome de Benito Juarez ao complexo da Concha Acústica foi sancionada em outubro deste ano. A homenagem é ao maestro que esteve à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000. Faleceu no dia 3 de agosto deste ano, em São Paulo, aos 86 anos. Benito Juarez foi um dos responsáveis pela popularização da Orquestra e elevou a participação de Campinas no cenário nacional da música erudita.
Concha Acústica
A Concha Acústica do Taquaral foi inaugurada em 1976, possui um palco de 140 metros quadrados de extensão, 14 metros de altura, e capacidade para receber mais de 2,5 mil pessoas. O projeto é uma réplica da concha do Lincoln Park, em Nova York (EUA).
Nos últimos anos, o local passou por duas reformas. A maior, em 2013, incluiu troca do piso do palco, reestruturação da iluminação, recuperação do concreto e das arquibancadas e construção de rampas para acessibilidade, entre outros. Em 2018 houve novas intervenções.