Jornal de Campinas

Parque D. Pedro Shopping tem Feira Agroecológica mensal

Parque Dom Pedro_Entrada das Árvores_Divulgação

Iniciativa leva produção sustentável e agricultura familiar para o público, além de pastel e caldo de cana; primeira edição será nesta segunda, 8 de maio

Legumes, frutas e verduras diretamente dos produtores, acompanhados do tradicional pastel com caldo de cana e um espaço kids estarão disponíveis na primeira edição da Feira Agroecológica do Parque D. Pedro Shopping, que será realizada nesta segunda-feira, 8 de maio, das 17h às 21h, na Praça BeGreen (Entrada Árvores).

A iniciativa, que ocorrerá mensalmente, é uma parceria com o Sítio Vale das Cabras e com a Associação Garoa, e levará para os consumidores produtos de quatro sítios associados, tais como: alface, rúcula, couve, berinjela, abobrinha, mandioca, inhame, quiabo, batata-doce, banana, limão, salsinha, cebolinha, alecrim e hortelã.

O espaço ainda terá música ambiente, orientações sobre consumo consciente e cultivo residencial, além de área para entretenimento das crianças.

A agroecologia considera como bases essenciais no processo de produção a preservação das áreas de cultivo e a preocupação com as famílias que produzem. Além disso, há a valorização de várias culturas na mesma área, para reduzir a necessidade de insumos externos, transferência de conhecimento de cultivo entre as gerações e responsabilidade social e ambiental.

A proposta do Sítio Vale das Cabras é ser um centro de boas práticas em sustentabilidade: educação ambiental, agrofloresta, bioarquitetura, energia solar e alimentação consciente. Situado em uma Área de Preservação Ambiental de Campinas, em Joaquim Egídio, onde antes era um local que sofria com a degradação e foi recuperado, o sítio faz o cultivo agroecológico, que leva em conta as condições de trabalho das pessoas envolvidas, onde os jovens são incentivados a trabalhar no campo com uma perspectiva atrativa de remuneração.

Sustentabilidade

A proximidade entre a produção e o momento do consumo resulta em baixa emissão de carbono, por não precisar de um longo transporte, possibilitando também o consumo de alimentos frescos, colhidos no mesmo dia. Além disso, a horta segue o preceito CSA (sigla em inglês para Comunidade que Sustenta a Agricultura), onde um grupo de famílias urbanas apoia financeiramente, com uma mensalidade, as famílias rurais, para que possam seguir na prática da agricultura local.

Serviço:

Feira Agroecológica Parque D. Pedro Shopping Campinas

Data: 8 de maio

Horário: das 17h às 21h

Local: Parque D. Pedro Shopping, Praça BeGreen (Entrada Árvores)

Read Previous

Tratamento de câncer de mama está associado a ganho de peso

Read Next

2ª edição do Festival Veredas de arte contemporânea tem programação online gratuita

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *