Presidente Jair Bolsonaro desce do carro ao deixar a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e acena para os simpatizantes (Fotos: Clovis Cordeiro)
O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã deste sábado, dia 20 de fevereiro, da tradicional solenidade de passagem dos alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). O ano, que este ano teve restrições de público por causa da pandemia da Covid-19, oficializa o ingresso nos 423 novos alunos.
Desse total, 384 homens e 39 mulheres, sendo que este já é o quinto ano consecutivo que a EsPCEx recebe mulheres em seu efetivo. A abertura do portão para os alunos da turma de 2021 é feita pelo comandante da preparatória, Coronel Flavio Moreira Mathias e pelo alunos mais novo, Kayo Gabriel dos Santos, de apenas 17 anos.
Depois de cursarem um primeiro ano na EsPCEx, em Campinas, SP, os alunos aprovados completarão a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no Rio de Janeiro.
Após a primeira passagem pelo portão, os alunos participaram da primeira formatura oficial, quando receberam a boina azul-ferrete, dos padrinhos e madrinhas.
O presidente Jair Bolsonaro, que participou das solenidades juntamente com o prefeito Dário Saadi, o General Heleno, General Ramos e outras autoridades, destacou a importância da Escola Preparatória de Cadetes de Campinas, que é a única porta de entrada para oficiais no Exército Brasileiro, e mencionou a época (1973) que estudou na EsPCEx. Bolsonaro chegou a classificar a escola de sagrada, elogiando os alunos aprovados para esta turma.