Plantas ornamentais diferenciadas surgem como opção para o Dia das Mães

Planta ornamental diferenciada para o Dia das Mães/Divulgação

As novas variedades de plantas ornamentais, que chegam em novas cores, texturas e formas, dividem espaço com as flores nas prateleiras de floriculturas, gardens centers e supermercados como opção de presente no Dia das Mães. Muitas das novas variedades de plantas ornamentais apresentam rara beleza, como as begônias Caracol, (folhas crescem em espiral) e Maculata (folhas verdes com poás brancas), as bromélias “Estrela da terra” (com folhas pontiagudas bi ou tricolores ou rajadas) e a zamioculca black (verde super escuro que chega próximo ao preto). Muito decorativas e duráveis, as plantas ornamentais atraem cada vez mais consumidores que, desde o início da pandemia da Covid-19, passaram a cuidar mais dos jardins e, também, a cultivar as espécies em ambientes internos, uma vez que elas ajudam a purificar o ar e a reduzir o estresse nesses tempos de isolamento social.

O mix de flores e plantas ornamentais apresentado ao mercado é formado por cerca de 300 espécies e mais de 3.500 variedades. Além do comportamento do consumidor incluir o hábito de ter plantas e flores em casa para tornar o ambiente mais agradável, novos conceitos, como o Urban Jungle (floresta urbana) vieram para ficar. “Apenas duas semanas antes do Dia das Mães, no ano passado, conseguimos obter o direito de abrir as floriculturas, gardens centers e supermercados. Este ano, todos os setores tiveram o tempo e a segurança necessários para se prepararem muitíssimo bem e, graças ao nosso trabalho, com certeza, colheremos os frutos disso”, diz o presidente do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura -, Kees Schoenmaker.

Bromélia Estrela da Terra _Nativa Flores e plantas
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Zamio Black – fazenda Terra Viva
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Otimismo

“Estamos muito otimistas de que não apenas as flores de vaso e de corte tenham um incremento de vendas no Dia das Mães, como também as plantas ornamentais, cujas novas variedades que chegam ao mercado vislumbram pela beleza. Essa data representa 16% do faturamento do setor, no ano, e todos estamos muito confiantes nas vendas, já bastante aquecidas. Muitos produtores conseguiram antecipar as vendas para a garantia de produtos. Com isso, a demanda para quem deixar para a última hora pode ser maior do que a oferta”, explica, Kees.

Estimativas de vendas

O mercado, em geral, comemora o sucesso das vendas antecipadas. A Cooperativa Veiling informa estar trabalhando para vender, no máximo, 75% da produção antecipadamente, pois é preciso garantir produtos também para os leilões diários. “Em 2020 os distribuidores não apostaram o suficiente na data e, por isso, estamos usando as vendas de 2019 para traçar as nossas metas. E, esperamos que este ano superemos em 20% as vendas de 2019”, informa o CEO da Cooperativa Veiling Holambra, Jorge Possato, que reúne cerca de 400 produtores.

Pátio da Cooperativa Veiling Holambra
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Leilão de flores e plantas – Cooperativa Veiling Holambra
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Para ativar o mercado, a Cooperflora iniciou uma pré-venda para o Dia das Mães em abril e, em poucos dias, foram vendidos 70% da disponibilidade de produtos.   “O segmento supermercadista, entendendo este panorama, tem apostado nos pedidos com expectativa de crescimento de 75% em relação a 2019. “As oportunidades de vendas serão para todo o sortimento, tanto flores de corte, buquês, flores e plantas em vaso. A demanda será bem democrática, oferecendo possibilidades de atender todas as preferências”, diz Gustavo Vieira, gerente de varejo da Cooperflora – Cooperativa dos Floricultores -, que agrega, aproximadamente, 80 produtores.

Rosa de jardim green x pression/Divulgação

Expectativas

Antônio Carlos Rodrigues, presidente do Ceaflor, mercado do Circuito das Flores situado em Jaguariúna e que reúne mais de 350 empresas e uma grande variedade de flores, plantas ornamentais e acessórios, prevê um crescimento entre 8% e 10% em relação a 2020. O Ceaflor, inclusive, agilizou a ampliação das suas instalações e concluiu o píer de carregamento e as novas vagas de estacionamento a tempo de atender as demandas da data.

Ceaflor- Jaguariuna
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Na CNP – Central de Negócios do Produtor –, a maioria das negociações foi fechada no início de março para que os produtores tivessem tempo para atender os atacadista, as floriculturas, os garden centers e os supermercados. “Nossas plantas e flores em oferta para o Dia das Mães são as orquídeas, bromélias e rosas importadas. Embora trabalhemos com uma carteira de clientes que já atua há anos com os nossos produtos, esperamos um aumento, na oferta geral, de aproximadamente 15%, em relação a 2019, e de 20%, em relação a 2020, embora esse tenha sido um ano que não serve para comparação, pois foram muitas as oportunidades perdidas. Com certeza, 2021 será, no contexto geral, muito bom no Dia das Mães, superando as nossas expectativas de movimentação”, avalia Carlos Godoy, diretor executivo da CNP.

Na Ceasa Campinas, o chefe de setor do Mercado Permanente de Flores, Fábio Fainer, explica que a expectativa em relação a 2020 é de um aumento superior a 30%. “No ano passado voltamos a funcionar apenas uma semana antes do Dia das Mães. Já em relação a 2019, a queda deve superar 30% uma vez que, além da pandemia, foram abertos outros pontos de distribuição. De acordo com Fábio, na Ceasa Campinas as flores envasadas são mais procuradas, principalmente as orquídeas, e as que apresentam preços mais acessíveis, em função da recessão. “Nosso trabalho de marketing está menor, pois, como atendemos o público diretamente, não podemos gerar aglomeração”, diz. No Mercadão das Flores, de São Paulo, os 340 lojistas esperam vender 40% a mais do que o ano passado, tendo como carro-chefe as begônias e as orquídeas, de acordo com Anderson Borges, diretor executivo.

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