Ação é uma parceira com a Secretaria da Educação e busca facilitar a vida do cidadão que pretende se matricular na rede pública de ensino
Os postos do Poupatempo em todo o Estado realizam a inscrição de novos alunos interessados em ingressar na rede pública de ensino. A ação é uma parceria com a Secretaria da Educação e busca facilitar a vida do cidadão que pretende se matricular nas escolas públicas de São Paulo. Na rede estadual, o ano letivo começa no dia 3 de fevereiro, com encerramento previsto em 23 de dezembro de 2020.
Para solicitar o serviço nos postos de atendimento do Governo do Estado, é preciso fazer o agendamento prévio nos canais de atendimento do Poupatempo: o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), o aplicativo SP Serviços ou por meio dos totens de autoatendimento, presentes em shoppings, supermercados, estações de Metrô e CPTM.
No dia e horário marcados, os interessados devem levar ao Poupatempo o RG ou a certidão de nascimento, além do comprovante de endereço do estudante. Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado pelo representante legal, devidamente identificado.
Concluída a inscrição, o cidadão receberá um protocolo de atendimento. Com ele será possível consultar no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br) as vagas disponibilizadas. Para efetivar a matrícula o estudante deverá entregar toda documentação na escola indicada no portal.
Além disso, os pais e estudantes também poderão consultar nas unidades do Poupatempo o resultado dos pedidos de transferência. Os alunos que não foram contemplados continuarão a estudar na unidade de ensino onde já estavam matriculados.
Serviços digitais
Para facilitar ainda mais o acesso aos serviços de utilidade pública, o Poupatempo ampliou o número de serviços digitais de sete para 50, realizados por meio do portal e totens de autoatendimento. O objetivo é oferecer novas possibilidades, proporcionando mais comodidade e autonomia.
Hoje estão
disponíveis seis serviços digitais na área da educação, com destaque para emissão
da declaração escolar, o acesso ao boletim dos alunos e o registro da intenção
de transferência para outra unidade de ensino.
Além disso, os pais podem ter acesso a rotina escolar dos seus filhos por meio
dos aplicativo Minha Escola.
Desenvolvido pela Prodesp – empresa de tecnologia do Governo do Estado, responsável
pela gestão do Programa Poupatempo –, a ferramenta permite o acesso ao boletim
escolar do estudante, horários das aulas, registro de frequência e também um QR Code para identificar o aluno dentro
da rede.
O aplicativo está disponível para download gratuito no sistema Android e iOS.