Jornal de Campinas

Prefeitura lança 7.237 vagas em cursos gratuitos para qualificação

Plano Plurianual aprovado

Prefeitura e Biblioteca/Divulgação PMC

O Feirão da Qualificação vai oferecer 7.237 vagas em cursos gratuitos até dezembro tanto para profissionais que buscam colocação e recolocação no mercado de trabalho quanto para pessoas que já empreendem ou querem empreender. O anúncio foi feito pelo prefeito Dário Saadi nesta terça-feira, 20 de julho. O cronograma atende ao eixo de Capacitação e Qualificação Profissional do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) da Prefeitura de Campinas.  

 Os cursos serão gratuitos e 100% on-line, portanto o único recurso que exigem é um celular ou computador com acesso à internet. A maior parte deles já possui aplicação imediata, tanto para incrementar o currículo em busca de uma vaga de emprego quanto para aprimorar uma atividade autônoma ou o próprio negócio. Os cursos foram viabilizados pela Secretaria de Trabalho e Renda por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), que conseguiu parcerias com o Sebrae, Senai, Senac, Microlins e a Softex, organização social de fomento à transformação digital no Brasil.  

 O prefeito Dário Saadi agradeceu a todos os parceiros e destacou que muitas vezes o trabalhador tem vontade de se qualificar, mas faltam oportunidades: “É assim que melhoramos a vida das pessoas. Diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação é um ponto fundamental da retomada. A melhor política social é o emprego e esse programa abrange as duas coisas”.    

O secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, explicou que os cursos estão totalmente alinhados com as demandas do mercado de trabalho atual e que com os desligamentos causados pela pandemia, muitos trabalhadores aproveitaram esse período para buscar qualificação, seja para iniciar no empreendedorismo, melhorar o negócio próprio ou buscar uma nova oportunidade. Tella ainda destacou o esforço constante da Secretaria em busca de cursos. No primeiro semestre foram oferecidas 1930 vagas em cursos.    

Também estiveram presentes na transmissão ao vivo desta terça-feira, a gerente comercial da Microlins, Elaine Selvagio, que agradeceu “a oportunidade de fazer parte de um projeto tão importante, que vai transformar a vida das pessoas”, e o diretor executivo da Softex, Edvar Pera Junior. Hoje Campinas tem um grande número de vagas no setor de tecnologia que não são preenchidas e, segundo Edvar, o curso da Softex busca qualificar as pessoas para ocuparem esses postos.    

O presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos, destacou a necessidade de qualificação para as pessoas conseguirem manter uma renda. Também informou que o Projeto de Lei do Fundo Recomeça, anunciado na primeira parte do PAES, já está tramitando nas comissões e que a Casa está comprometida em agilizar seu andamento.    

As inscrições para o Feirão da Qualificação terão início nesta quarta-feira, dia 21 de julho, e todos os detalhes sobre os cursos oferecidos e links estão disponíveis no site do CPAT https://cpat.campinas.sp.gov.br/   

Confira as parcerias estabelecidas pela Prefeitura de Campinas e os cursos oferecidos: 

Sebrae 

Vai oferecer 1845 vagas até dezembro em cursos de formação técnica alinhada à gestão de negócio com as atuais necessidades do mercado. Formatados com base no tripé aprender a fazer algo, aprender a gerenciar e aprender a vender, em parceria com o Senac. Cursos Entenda seu cliente e venda melhor Inbound marketing Venda melhor com técnicas consultivas Técnicas para fotografia profissional com o celular Técnicas para desenvolver seu comércio eletrônico Técnicas para criação de loja virtual Seja um visagista profissional Higiene dos alimentos no seu negócio Produza e venda alimentos sem desperdício Gestão segura dos alimentos no seu negócio Biossegurança para o segmento de beleza   

Softex

 A Softex, organização social de fomento à transformação digital no Brasil, oferece 3.000 vagas em cursos 100% on-line e gratuitos na área de tecnologia da informação. As capacitações atendem diversos níveis de conhecimentos, desde um conteúdo básico até as linguagens de programação mais sofisticadas. Ao término de uma jornada de cursos, o aluno estará preparado para concorrer a vagas de emprego oferecidos por empresas que inclusive poderão estar disponíveis na própria plataforma. 

 Jornadas 

Business Intelligence (12 cursos) Cloud Computing – Provedores (7 cursos) Criando Games (12 cursos) Data Science (5 cursos) Atendimento ao cliente balcão (4 cursos) Desenvolvimento back-end Node.JS (15 cursos) Desenvolvimento back-end PHP (22 cursos) Desenvolvimento back-end Python (19 cursos) Desenvolvimento back-end Ruby (18 cursos) Desenvolvimento pessoal (3 cursos) Desenvolvimento back-end Java (20 cursos) Desenvolvimento e testes (10 cursos) Desenvolvimento front end (20 cursos) Desenvolvimento mobile Android (13 cursos) Desenvolvimento mobile IOS (10 cursos) DevOps containers (6 cursos) DevOps infraestrutura (8 cursos) Internet das coisas (5 cursos) Machine Learning (5 cursos) Primeiros passos programador (5 cursos) Primeiros passos usuário (6 cursos) Redes Neurais (4 cursos) Segurança da informação (5 cursos) Televendas / call center / help desk (5 cursos) UX/UI (6 cursos) Webdesign (6 cursos)  

Senai 

Vai oferecer 592 vagas de cursos profissionalizantes em sistemas elétricos, automação e serralheria.  Cursos Sistema de Partida de Motores Técnicas de Dimensionamento de Circuitos Elétricos Residenciais Técnicas de Manutenção Preventiva e Corretiva de Instalações Elétricas Automação Predial- Instalações de Sistemas Automatizados Reparação em Instalações Elétricas Residenciais Desenvolvimento de Projeto Elétrico para padrão de Entrada de Energia Técnicas para Desenvolver Projetos de Iluminação Técnicas Básicas em Serralheria em Aço e Alumínio   Microlins  A parceria com a Microlins será responsável por 1800 vagas para cursos nas áreas de saúde e desenvolvimento profissional, que preparam os alunos para o mercado de trabalho através do desenvolvimento de novas habilidades.  Cursos Programa de desenvolvimento profissional Marketing Pessoal Inglês intensivo Digitação  Tecnologia da Informação Logística Saúde coletiva Atendimento Pré-hospitalar Farmacologia  

Read Previous

Futuro das lojas: o caminho é ser maior ou diferente?

Read Next

Governo de SP vai investir R$ 303,5 milhões no Novo Ensino Médio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *