Jornal de Campinas

Projeto transforma canteiros de obras em espaços de conhecimento em Campinas

AYoshiiCampinas CanteirodaLeitura Divulgacao

AYoshii Campinas-Espaço Canteiro da Leitura/Divulgação

Com quase sete mil trabalhadores dos canteiros de obras impactados em todo o país, iniciativa do Instituto A.Yoshii chega à sua 35ª unidade, agora em Campinas

O Instituto A.Yoshii consolida sua missão de promover a educação e a cidadania no setor da construção civil com a inauguração do 35º Canteiro da Leitura. O espaço foi entregue na última semana, em Campinas, e contempla os profissionais que atuam nos canteiros de obras do Casa Cambuí, empreendimento localizado na cidade.

Desde sua criação em 2021, a iniciativa já distribuiu mais de 4,4 mil livros, transformando o cotidiano de quase sete mil colaboradores por meio do acesso gratuito à literatura. Os títulos ficam disponíveis nos próprios canteiros, integrando a leitura à rotina dos trabalhadores durante os intervalos do trabalho.

O acervo, com curadoria do próprio Instituto, reúne obras de diversas temáticas para adultos e crianças, e os colaboradores podem levar os livros para casa e incentivar filhos e netos a ler. Além dos livros, o espaço conta com gibis e revistas, e QR Codes fixados no local direcionam para dicas, sugestões e solicitações de novos títulos.

Para Aparecido Siqueira, presidente do Instituto A.Yoshii, o Canteiro da Leitura reforça a identidade da empresa junto a quem mais importa. “Com educação, cultura e meio ambiente como pilares do Instituto, o Canteiro da Leitura é a materialização desse compromisso no chão da obra, e, por meio dos colaboradores, chega até as casas e famílias levando conhecimento”, comenta Siqueira.

Um dos mais animados com o novo projeto em Campinas, o servente de obras, Francisco de Assis, afirma que a iniciativa é um ótimo convite para reforçar o seu hábito de leitura e conhecer novos universos a partir dos livros. “Sempre que puder, eu vou levar um livro para a minha família, além de aproveitar esse nosso espaço para ler durante as pausas no trabalho. A leitura é muito importante para todos nós”, destaca.

Ayoshii Campinas canteiro da leitura Divulgacao
AYoshii inaugura Canteiro da Leitura em Campinas /Divulgação

Read Previous

Mara Caffé aborda gênero em transformação no Café Filosófico nesta quinta-feira, 30

Read Next

Novas regras da habitação popular impulsionam mercado na região de Campinas